Previsão de pautas: quarta-feira, 14 de dezembro

14/12/2022 08:32

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta quarta-feira, 14, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível em dez unidades de saúde. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais. A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

ÁGUA - A partir das 7h desta quarta-feira, 14, o abastecimento será interrompido para os bairros Agronomia (parte), Aparício Borges, Bom Jesus (p), Cascata (p), Intercap, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro (p), Partenon, Vila João Pessoa e Vila São José, e também para o Hospital Independência, Ceitec e Campo da Tuca. O motivo é a troca da válvula de sucção de um grupo motor-bomba na Estação de Bombeamento de Água (Ebat) Cristiano Fischer, Zona Leste. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é que a água retorne à noite, podendo demorar mais nas partes altas e nas pontas da rede distribuidora. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Sesc (Vila Jardim) e Margarida (Jardim Sabará)  nesta quarta-feira, 14, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

CALÇADAS - A partir desta quarta-feira, dia 14, a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza abordagem com moradores do Centro Histórico sobre os cuidados com as calçadas. A ação começa às 10h na avenida Siqueira Campos esquina com a rua Cassiano do Nascimento e segue por toda a quadra, estendendo-se nos próximos dias até o Gasômetro. Ela integra o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) lançado no sábado,10, na Ilha da Pintada.  

DANÇA - Nesta quarta-feira, 14, às 20h, ocorre a Mostra Artística das Escolas Preparatórias de Dança de 2022, no Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307, Menino Deus). No palco, 96 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Loureiro da Silva (Vila Cruzeiro) e Sen. Alberto Pasqualini (Restinga) apresentam o resultado do trabalho desenvolvido no ano. A entrada é franca com distribuição de senhas a partir das 19h na bilheteria do teatro.

TEATRO DE RUA - Após vinte anos, volta à capital gaúcha a Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre. A realização é da Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC).  A 12ª edição acontece de 11 a 18 de dezembro nos bairros Bom Jesus, Humaitá, Lomba do Pinheiro, Restinga e Restinga Velha, Orla do Guaíba, Praça da Alfândega, Brique da Redenção e Parque Germânia. Veja aqui a programação. 

NATAL DOS ENCANTOS - A Prefeitura de Porto Alegre promove a programação do Natal dos Encantos 2022, com 40 atrações gratuitas espalhadas pela Capital até 25 de dezembro. Neste ano, são parceiros da prefeitura 27 empresas e entidades de diversos setores. Além do Paço Municipal, Praça da Alfândega, Mercado Público e Praça Montevidéu, no Centro Histórico, as atrações ocorrerão em outros locais, como Orla 1 e 3, Esplanada da Restinga, Jardins do Dmae, Catedral Metropolitana, Morro da Cruz, Teatro Renascença e Igreja da Conceição. Acesse aqui a agenda completa.

CAMPANHA DO BRINQUEDO - Porto Alegre está com uma campanha de doação de brinquedos para atender crianças de comunidades carentes neste Natal. Os pontos de coleta são os seguintes: Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico), Trensurb (prédio administrativo: avenida Ernesto Neugebauer, 1985 - Humaitá /
Estação Mercado: Centro Histórico), Rede Zaffari (Zaffari Otto: avenida Otto Niemeyer, 601 - Tristeza / Zaffari Hípica: avenida Juca Batista, 4255 - Hípica /Zaffari Centerlar: avenida Sertório, 8000 - Sarandi / Zaffari Fernando Machado: rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico / Bourbon Ipiranga: avenida Ipiranga, 5200 - Jardim Botânico), Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta) e Palácio do Comércio - Associação Comercial de Porto Alegre (Largo Visconde do Cairu, 17 – Centro Histórico).

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes