Prefeitura exibe filme de Natal na Cinemateca Capitólio Petrobras
A Prefeitura de Porto Alegre realizou, nesta sexta-feira, 21, na Cinemateca Capitólio Petrobras, a exibição do filme de Natal “A Flauta mágica”. O curta-metragem tem duração de cinco minutos e conta a história de vida de Israel da Silva, um jovem de 18 anos que toca flauta escaleta pelas ruas de Porto Alegre. O filme foi produzido pela Equipe de Comunicação do Paço Municipal sem recursos financeiros. O vice-prefeito Gustavo Paim destacou a emoção por trás de histórias verdadeiras. “Histórias reais são sempre as mais emocionantes. Transformar também é nosso papel”, afirma.
O músico, que já havia perdido o pai, perdeu a mãe aos 12 anos, e precisou buscar uma fonte de renda para se sustentar. Virou artista de rua. No início tocava flauta doce e ganhou de presente uma escaleta.
O filme foi produzido e dirigido de forma voluntária pela equipe de imagem da prefeitura, conforme destacou o secretário municipal de comunicação, Orestes de Andrade Júnior. “Este projeto nasceu de uma provocação aceita pela equipe. Nossa missão é inovar sempre e jamais se acomodar. Trazer histórias que representam Porto Alegre”, explica o secretário.
Ao final do evento, o músico ganhou de presente um saxofone do fotógrafo Joel Vargas, além de um curso para aprender a tocar o instrumento no Instituto Musical Verdi. Israel também será atendido pela equipe do Sine Municipal para buscar uma colocação no mercado de trabalho. O roteirista do filme, Roger Monteiro, resumiu o sentimento da equipe. “Mudar a vida é mudar o mundo, e mudar o mundo é o mínimo que esta equipe espera”, diz. O evento contou também com a presença do secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse e do professor Sergius Gonzaga, que fez a narração do filme.
Direção: Jéfferson Bernardes
Roteiro: Roger Monteiro
Cinematografia: Cesar Lopes e Joel Vargas
Locução: Sergius Gonzaga
Gilmar Martins