Gestão e inovação, as marcas deixadas por Orestes Jr. na Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre

03/04/2020 17:17
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Orestes Jr. implementou ferramentas inovadoras no período em que esteve à frente da secretaria

Uma gestão baseada na inovação e no jornalismo de dados. É assim que o radialista e jornalista Orestes de Andrade Jr. qualifica o seu trabalho como secretário de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. A convite do prefeito Nelson Marchezan Júnior, Orestes Jr. deixou a presidência da Fundação Piratini (TVE e FM Cultura) e ingressou no município em 31 de julho de 2018 e, nesta sexta-feira, 3 de abril, encerra um ciclo de 21 meses. “Foi a oportunidade da minha vida e o maior desafio profissional que já enfrentei. Acho que consegui cumprir a missão dada pelo prefeito Marchezan: dar fluxo natural à comunicação da prefeitura e mostrar, com transparência, as ações realizadas pelo poder público na Capital dos gaúchos”, afirma. 

Com um MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 concluído na PUC-RS enquanto esteve à frente da Comunicação, o jornalista aplicou alguns dos conhecimentos adquiridos para mudar a gestão da equipe. “Promovi uma completa reestruturação das áreas, organizando os profissionais em “squads”, pequenos esquadrões multidisciplinares, com autonomia de ação e decisão baseadas nos princípios claros que definimos para a Comunicação”, conta Orestes Jr. A iniciativa é inspirada nos conceitos de métodos ágeis, muito comum em empresas de tecnologia, especialmente nas startups, que unem talentos diferentes em pequenos núcleos para tomar decisões rápidas. 

Outra novidade implantada pelo secretário foi baseada no jornalismo de dados, uma especialidade que surgiu há pouco mais de 10 anos para atender o crescente papel dos números na produção e distribuição de informações na era digital. “A comunicação é um tanto avessa à gestão, a números. Em geral, somos mais intuitivos. O prefeito pediu que tudo que fizéssemos pudesse ser trazido em dados objetivos, racionais. Foi assim que surgiu a grande inovação da minha gestão: um sistema de controle e gerenciamento de todas as informações produzidas pela prefeitura com a devida verificação do seu aproveitamento pela imprensa. Montei o projeto e a empresa CWA implementou sem custo para a prefeitura. Agora, este sistema criado aqui já é utilizado pelo governo estadual e por vários outros clientes da CWA”, diz Orestes Jr. 

Estratégia - O sistema traz um dado interessante, que reflete o trabalho implementado pelo jornalista. Em novembro de 2018, quando começou a operação do sistema, a prefeitura gerava cerca de 30 matérias por dia, com um aproveitamento de apenas 36% pela imprensa. “Quando cheguei, fiz um levantamento manual com a equipe e vimos que o aproveitamento era inferior a 25%. Primeiro, diminuímos pela metade a quantidade de informações enviadas à imprensa. E aprimoramos a qualidade e estratégia das pautas produzidas. Rapidamente chegamos a 50% de aproveitamento das matérias elaboradas e há meses este índice é sempre superior a 60%, conforme a ferramenta”, explica Orestes Jr. Em março, com a pandemia do coronavírus, a aproveitamento das pautas geradas pela prefeitura alcançou 76%. Outro levantamento da CWA mostra que a avaliação positiva do governo melhorou significativamente. “Na minha gestão, tivemos média de 75% de matérias positivas, um avanço e tanto”, comemora.

Além das ferramentas de gestão implantadas, o secretário destaca o papel das pessoas. “Não se faz nada sem bons profissionais. Sempre digo que talento é obrigação nas minhas equipes, mas comprometimento é o diferencial que eu busco em cada membro do time. Consegui montar uma equipe dos sonhos, com profissionais talentosos e extremamente comprometidos. Hoje, a Comunicação anda praticamente sozinha, cada um cumprindo o seu papel”, diz, orgulhoso.

Transição - Orestes Jr. conta que adiou sua saída justamente para preparar uma transição tranquila. Ele conversou com o prefeito sobre seu desejo de deixar o cargo de secretário logo no início do ano, antes de sair de férias. “Disse que queria focar no meu mestrado e procurar oportunidades na área de inovação. Na prefeitura, é 24 horas por dia, sete dias por semana. Chegou a hora de deixar a vaga para alguém com mais energia. Dei o meu máximo até aqui. Confesso que estou esgotado. O prefeito disse pra eu sair de férias, descansar, e que depois conversaríamos. Fizemos isso e ele pediu que eu programasse minha saída junto com os demais secretários. Foi o que fiz”, revela. 

Nesta semana, uma nova proposta apareceu - a vaga de coordenador da bancada do PSDB na Câmara de Vereadores. “Fui convidado pelo vereador Ramiro Rosário, meu colega secretário, e recebi o incentivo do prefeito Marchezan para continuar perto do governo, ajudando na aprovação dos projetos importantes para a cidade no Legislativo. É uma possibilidade forte. Vou avaliar com a minha família no final de semana e, na segunda, anuncio minha decisão”, diz. O jornalista ainda tem propostas de uma empresa de tecnologia, de uma universidade e o pedido da família para coordenar a campanha do sogro, Bruno Hesse, a prefeito de Santo Ângelo.

Ainda não há definição sobre quem será o substituo de Orestes Jr.. “Como a equipe está organizada em seus “squads” e bem próxima do prefeito, pois consegui exercer a difícil arte da delegação, imagino que, por hora, o trabalho vai seguir normalmente até a seleção de um profissional pelo Banco de Talentos”, informa. “Aprendi que autonomia é irmã da comunicação. Todo mundo pode e deve fazer, mas é preciso sempre contar o que está fazendo. Fizemos isso o tempo todo, com grupos de WhatsApp internos e com os veículos de comunicação”, ressalta. 

Em sua página o Facebook, Orestes Jr declarou: “Marchezan é um cara simples, honesto, transparente, corajoso e que quer fazer o bem a cada minuto do seu dia. Brigão, sim, porque ele briga por 1,5 milhão de pessoas.Continue brigando, Marchezan, comigo e com todo mundo, pelo desenvolvimento de Porto Alegre. Tenho um orgulho extremo de ter feito parte da tua equipe e de ter merecido a tua confiança. Estamos e vamos juntos. Sempre em frente. Obrigado!” 

 

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes