Gabinete da Causa Animal vacina cão mascote de escola

18/11/2022 19:19
GCA / PMPA
Gabinete da Causa Animal vacina cão mascote de escola municipal
Churros foi adotado por alunos e professores e participa de projeto educativo

Uma equipe técnica do Gabinete da Causa Animal vacinou, na tarde desta sexta-feira, 18, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Averbruck, bairro Jardim do Salso, um cãozinho mascote Churros. Sob o olhar atento das crianças que estudam na instituição, os veterinários realizaram o procedimento.

O GCA também deu à criançada dicas de cuidados com os animais sobre alimentação, maus tratos, higiene e abandono. Cada aluno recebeu a cartilha Vet Mirim, elaborada pelo órgão municipal, para, através de atividades, aprender sobre o bem-estar animal.

Projeto - Desde o ano passado, o Gabinete da Causa Animal está apoiando o projeto referente ao cãozinho Churros, já tendo disponibilizado atendimento veterinário, castração, exames de laboratório e de imagem, avaliação veterinária e vacinas.

O apoio teve início quando o cachorro, que é considerado doce e tranquilo, entrou na escola perdido e ficou perambulando pelo ambiente. Logo, ganhou a atenção de professores e alunos, tornou-se mascote da escola e o pet do Projeto Educação Assistida por Animais, implementado pela Professora Janice Machado Fleck e outras docentes da escola. O projeto está sendo desenvolvido com os alunos do 3º Ciclo da rscola de maneira colaborativa e interdisciplinar, incluindo o Churros na mediação de propostas pedagógicas

Estudos - Segundo a secretária da Causa Animal, Catiane Mainardi, o projeto desenvolvido pela escola foi baseado em pesquisas e estudos que comprovam os benefícios da relação de animais com as pessoas, contribuindo para a saúde física e psicológica. “Sabemos que a interação dos alunos com os animais contribui para o desenvolvimento dos conhecimentos, das habilidades e do comportamento dos estudantes.”

De acordo com Catiane, a educação para a guarda responsável promove a formação de atitudes e valores na criança em relação ao bem-estar animal. "A ação promove uma consciência ambiental, uma vez que as crianças em idade escolar são receptivas a uma nova visão de saúde pública que será levada por toda a vida e repassada a futuras gerações” conclui.

 

Ivani Schutz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes