Gabinete da Causa Animal vacina c√£o mascote de escola

18/11/2022 19:19
GCA / PMPA
Gabinete da Causa Animal vacina c√£o mascote de escola municipal
Churros foi adotado por alunos e professores e participa de projeto educativo

Uma equipe técnica do Gabinete da Causa Animal vacinou, na tarde desta sexta-feira, 18, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Averbruck, bairro Jardim do Salso, um cãozinho mascote Churros. Sob o olhar atento das crianças que estudam na instituição, os veterinários realizaram o procedimento.

O GCA também deu à criançada dicas de cuidados com os animais sobre alimentação, maus tratos, higiene e abandono. Cada aluno recebeu a cartilha Vet Mirim, elaborada pelo órgão municipal, para, através de atividades, aprender sobre o bem-estar animal.

Projeto - Desde o ano passado, o Gabinete da Causa Animal está apoiando o projeto referente ao cãozinho Churros, já tendo disponibilizado atendimento veterinário, castração, exames de laboratório e de imagem, avaliação veterinária e vacinas.

O apoio teve in√≠cio quando o cachorro, que √© considerado doce e tranquilo, entrou na escola perdido e ficou perambulando pelo ambiente. Logo, ganhou a aten√ß√£o de professores e alunos, tornou-se mascote da escola e o pet do Projeto Educa√ß√£o Assistida por Animais, implementado pela Professora Janice Machado Fleck e outras docentes da escola. O projeto est√° sendo desenvolvido com os alunos do 3¬ļ Ciclo da rscola de maneira colaborativa e interdisciplinar, incluindo o Churros na media√ß√£o de propostas pedag√≥gicas

Estudos - Segundo a secret√°ria da Causa Animal, Catiane Mainardi, o projeto desenvolvido pela escola foi baseado em pesquisas e estudos que comprovam os benef√≠cios da rela√ß√£o de animais com as pessoas, contribuindo para a sa√ļde f√≠sica e psicol√≥gica. ‚ÄúSabemos que a intera√ß√£o dos alunos com os animais contribui para o desenvolvimento dos conhecimentos, das habilidades e do comportamento dos estudantes.‚ÄĚ

De acordo com Catiane, a educa√ß√£o para a guarda respons√°vel promove a forma√ß√£o de atitudes e valores na crian√ßa em rela√ß√£o ao bem-estar animal. "A a√ß√£o promove uma consci√™ncia ambiental, uma vez que as crian√ßas em idade escolar s√£o receptivas a uma nova vis√£o de sa√ļde p√ļblica que ser√° levada por toda a vida e repassada a futuras gera√ß√Ķes‚ÄĚ conclui.

Ivani Schutz

Gilmar Martins