Comunidade da região Cruzeiro terá reforço no atendimento básico de saúde
Neste sábado, 5, o programa da prefeitura Mais Comunidade foi até a região Cruzeiro. O prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura estiveram nas comunidades Vila do Campinho, Tronco, Pantanal e Barracão, no bairro Santa Tereza, para conversar com os moradores, verificar demandas e construir soluções em conjunto.
“O Mais Comunidade é um dos projetos de orgulho da nossa gestão. Vistoriamos diferentes regiões, do Lami ao Sarandi, e buscamos soluções para os problemas apresentados pela população. Agora, foi a vez da Cruzeiro, mas seguiremos com o diálogo direto com os moradores de todos os bairros da cidade” - Prefeito Sebastião Melo.
Um dos anúncios mais esperados pelos moradores da região: a prefeitura vai realizar o projeto para a reforma e reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tronco. “Em 120 dias devemos ter o projeto indicando as necessidades para a reforma. A partir disso, vamos em busca de recursos para a execução da obra de reabertura da unidade”, informou a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Frantz, que ainda destacou o projeto de ampliação do atendimento na UBS Santa Tereza.
Também houve encaminhamento pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) quanto a moradias em área de risco na Vila Pantanal. Na comunidade da Vila Tronco, no acesso 64, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) farão intervenções de drenagem e pavimentação. Já no acesso 3 da Vila Barracão, o Dmae fará um projeto para avaliar uma obra de drenagem. Também foram encaminhados serviços do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para acabar com um foco de lixo na rua Banco Inglês.
O Mais Comunidade tem como objetivo aproximar a população do poder público para identificação de demandas e construção de soluções conjuntas. “Contamos com a presença de muitos moradores, lideranças e conselheiros do OP da região. Foi um momento importante de diálogo, troca de ideias e encaminhamentos que contarão com ações da prefeitura, mas que precisam do apoio da população”, destacou o secretário de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cassio Trogildo.
Desde 2021, já foram realizadas 55 edições do programa, com visitas a 145 localidades. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV), que é responsável pela coordenação das 17 subprefeituras da cidade e a articulação com o Orçamento Participativo.
Gilmar Martins