Volume de resíduos removidos da rede de drenagem em 2025 supera dez piscinas olímpicas

21/12/2025 07:02
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Manutenção tem duas frentes, sendo uma com caminhões de alta potência, conhecidos como supersugadores

As ações de limpeza da rede de drenagem urbana, realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), resultaram na remoção de pelo menos 25 mil metros cúbicos de resíduos entre janeiro e dezembro de 2025. O volume equivale ao preenchimento de dez piscinas olímpicas.

A manutenção ocorre em duas frentes. A primeira utiliza caminhões de hidrojato e equipes de campo para a limpeza de bocas-de-lobo, poços de visita, galerias e valas. Apenas com esses recursos, foram retirados 21,7 mil metros cúbicos de materiais acumulados ao longo do ano.

Desde janeiro, 17,2 mil bocas-de-lobo passaram por manutenção. Também foram revisados, com as técnicas usuais, 9,8 mil poços de visita, 17 quilômetros de redes e 47 quilômetros de valas de drenagem.

"O resultado mostra o empenho das equipes ao longo do ano. É um trabalho contínuo, que envolve planejamento, tecnologia e presença constante em campo para garantir que o sistema de drenagem opere com o máximo de eficiência”, afirma o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.

Supersugadores - A segunda frente de trabalho utiliza caminhões de alta potência, conhecidos como supersugadores, deslocados para as áreas mais críticas da cidade. Neste ano, a tecnologia foi responsável pela revisão de mais de 11 quilômetros de galerias profundas, ampliando a eficiência da manutenção preventiva.

Solicitações - Serviços de limpeza e manutenção da rede de drenagem podem ser solicitados pelo Sistema 156 (telefone, WhatsApp, site e aplicativo), sempre na opção 2.
 

Mauro Lewa Moraes

Gilmar Martins