Aberta concorrência para implantação da adutora de água bruta da ETA Ponta do Arado

21/01/2026 17:11

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, nesta semana, a concorrência pública que definirá a empresa responsável pela implantação da adutora de recalque de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado. A informação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

A tubulação será responsável por ligar a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), que capta a água do Lago Guaíba, à ETA. Ela terá mais de 1,4 quilômetro de extensão. O valor de referência da licitação é de R$ 17,8 milhões, enquanto todo o sistema deverá ter investimento de R$ 270 milhões.

Atualmente, o projeto do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) conta com 60% de execução. A previsão é de início das operações no segundo semestre de 2027, beneficiando 300 mil pessoas nas zonas Leste, Sul e Extremo Sul de Porto Alegre.

Obras do Sistema Ponta do Arado

- Adutoras de captação - concluídas;
- Adutora de água tratada da Restinga - concluída;
- Subestação de energia elétrica - concluída;
- Linha de transmissão exclusiva - concluída;
- Estação de Tratamento - em andamento - 30% concluída;
- Estação de Bombeamento de Água Bruta - em andamento - 70% concluída;
- Adutora de água bruta - com licitação aberta.

Bairros - São beneficiadas pelo Sistema Ponta do Arado as comunidades e bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lomba do Pinheiro, Lami, Pitinga, Ponta Grossa, Quirinas, Restinga e São Caetano.
 

Mauro Lewa Moraes

Cristiano Vieira