Semana terá forte calor e retorno da chuva em Porto Alegre
A semana inicia com tempo firme e temperaturas elevadas em Porto Alegre, mas a previsão indica aumento da instabilidade a partir da metade da semana, com possibilidade de pancadas de chuva e descargas elétricas.
Nesta segunda-feira, 26, o sol predomina ao longo do dia, com presença de algumas nuvens esparsas. Os ventos sopram de leste, com intensidade média de 22 km/h e rajadas em torno de 40 km/h no final da tarde e à noite. A temperatura mÃnima registrada foi de 21°C e a máxima prevista é de 34°C.
Na terça-feira, 27, o tempo segue firme, com predomÃnio de sol entre poucas nuvens. Os ventos sopram de leste/sudeste, com intensidade média de 20 km/h e rajadas de até 30 km/h, especialmente entre a tarde e a noite. As temperaturas variam entre 21°C e 35°C.
A quarta-feira, 28, marca o inÃcio da mudança nas condições do tempo. O dia será de bastante nebulosidade, com algumas aberturas de sol. Há condição para pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas no perÃodo da tarde, com acumulados em torno de 2 mm. Os ventos sopram de sul/sudeste, com intensidade média de 20 km/h e rajadas de até 40 km/h. As temperaturas variam entre 22°C e 32°C.
Na quinta-feira, 29, as instabilidades ganham força. O dia será marcado por muita nebulosidade, com condições para pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os acumulados previstos são de aproximadamente 5 mm. Os ventos sopram de sudeste, com intensidade média de 20 km/h e rajadas em torno de 45 km/h. As temperaturas variam entre 23°C e 31°C.
A sexta-feira, 30, segue com tempo instável ao longo de todo o dia. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas, com acumulados em torno de 5 mm. Os ventos continuam soprando de sudeste, com intensidade média de 22 km/h e rajadas que podem alcançar 50 km/h. As temperaturas variam entre 22°C e 29°C.
A previsão é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), com dados da Catavento Meteorologia. A Defesa Civil orienta que a população acompanhe as atualizações meteorológicas pelos canais oficiais da Prefeitura, da Defesa Civil e pelo PoaClima. Em caso de emergência, o telefone é 199.
Cristiano Vieira