Prefeitura reforça ações de atendimento à população impactada pela chuva

13/09/2023 15:16
Cesar Lopes/PMPA
Executivo
Melo, o vice Ricardo Gomes e agentes da Defesa Civil e Dmae realizaram vistoria na avenida Tramandaí

O prefeito Sebastião Melo coordenou no final da manhã desta quarta-feira, 13, uma reunião de alinhamento estratégico em razão da chuva que cai sobre Porto Alegre desde a madrugada. O encontro também mobilizou o vice-prefeito Ricardo Gomes, secretários municipais e coordenadores dos órgãos de serviço, tendo início logo após o desembarque do prefeito na Capital após agenda em Brasília.

O governo mantém o foco das ações nas regiões ribeirinhas, tanto na Zona Sul quanto no bairro Arquipélago. Isso porque a última medição realizada pela Defesa Civil na Ilha da Pintada mostra o Guaíba com 2,08 metros de profundidade, acima da cota de alerta (2 metros) e ainda em tendência de elevação. Na régua do Cais Mauá, a profundidade é de 2,40 metros - 15 a menos do que o nível de alerta.

Após a reunião, o prefeito Melo, o vice Ricardo Gomes e agentes da Defesa Civil e Dmae realizaram vistoria na avenida Tramandaí, na Zona Sul, um dos pontos de alagamento da cidade.

“Queremos pedir à população que, se puder, permaneça em casa. Isso contribui muito para o nosso trabalho. Também apelamos às pessoas que vivem nas áreas de risco para que não esperem os arroios encherem e tomem a decisão de ir para a casa de um familiar, ou buscar acolhimento junto à prefeitura, imediatamente”, orienta o prefeito Sebastião Melo.

Acolhimento - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) prepara, em caráter preventivo, uma rede de acolhimento à população. Três abrigos - localizados nos bairros Lami, Ponta Grossa e na Ilha da Pintada - vão ampliar em 150 o número de vagas oferecidas na rede. Os demais órgãos de pronta-resposta estão com equipes nas ruas para amenizar os efeitos no mau tempo.

“Os 18 novos agentes da Defesa Civil, que foram apresentados nesta semana, já estão reforçando as nossas ações nas ruas. A prioridade é dar assistência à população, assim como garantir a manutenção dos serviços essenciais mesmo em meio ao fenômeno climático”, ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

O panorama da Capital é atualizado, em tempo real, nos perfis da Prefeitura, Ceic-POA e EPTC no Twitter. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).

Leia também:

Prefeitura mobiliza serviços para amenizar transtornos causados pela chuva

Doações: alimentos e kits de higiene e limpeza são itens de maior necessidade

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes