Prefeitura prepara novo abrigo para acolher população afetada pela cheia do Guaíba

27/09/2023 18:38
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Ginásio do Demhab é um dos locais que está recebendo pessoas provisoriamente

A prefeitura prepara a abertura de uma nova alternativa de abrigagem provisória em razão da cheia do Lago Guaíba. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vereador Antônio Giúdice, no bairro Humaitá, deve se somar às estruturas já em funcionamento, coordenadas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Outras estruturas poderão ser disponibilizadas a qualquer momento.

Nesta quarta-feira, 27, até as 18h, 173 pessoas estavam acolhidas pelo município. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, atende 100 moradores, enquanto o ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) recebe 54 no bairro Santana. Também estão abertos o Instituto Educacional Infantil São Francisco, na Ponta Grossa (14 pessoas) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Custódio de Mello, na Vila dos Sargentos (5 acolhidos). 

“Estamos com um trabalho permanente de convencer as pessoas a aceitarem o acolhimento. Há uma força-tarefa montada para não deixar moradores desassistidos e preservarmos o bem mais precioso, que é a vida” - Prefeito Sebastião Melo.

Nível do Guaíba - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) monitora o nível do Guaíba. Após atingir o pico de 3,18 metros no Cais Mauá, no início da tarde, o lago registrou 3,13 metros no fim da tarde, em tendência de queda. As comportas permanecem fechadas e foram reforçadas com 190 toneladas de areia, distribuídas em nove mil sacos posicionados na extensão do muro da Mauá.

Defesa Civil - Os agentes da Defesa Civil permaneceram mobilizados, ao longo de todo o dia, no atendimento à população que reside nas áreas de risco da Capital. A operação, que contou com a participação da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, teve como principal foco o encaminhamento das famílias mais necessitadas a locais seguros. O acesso aos abrigos deve ser solicitado pelo telefone 199 da Defesa Civil.

Causa Animal - As equipes de médicos veterinários do Gabinete da Causa Animal (GCA) resgataram 52 animais que estavam dentro de moradias atingidas pela enchente nesta quarta-feira. O trabalho contou com a participação da ONG Mayday.

Meio Ambiente - A Orla do Guaíba segue parcialmente interditada nos trechos 1 e 3. Os agendamentos dos equipamentos esportivos estão suspensos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) recomenda que a população evite circular na área até o recuo da água.

Serviços Urbanos - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) recebeu 16 protocolos relacionados a quedas de árvores nesta quarta-feira. Destes, dez foram solucionados e seis permanecem em atendimento.

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, até as 18h, 22 ocorrências. Destas, quatro resultaram em bloqueio total por alagamento: avenida Nossa Sra. da Boa Viagem; avenida Presidente Vargas; avenida Guaíba x rua Dea Coufal; e rua dos Guenoas x rua Jacipuias. Três pontos apresentam semáforos fora de operação; um tem queda de poste.

Saúde - As três unidades de saúde localizadas no bairro Arquipélago (US Ilha da Pintada, US Ilha do Pavão e US Ilha dos Marinheiros) não atenderam o público, durante todo o dia, em razão do alagamento das ruas no entorno. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) circulam entre os pontos de acolhimento para garantir a assistência à população.

Educação - Três escolas municipais e oito conveniadas tiveram aulas suspensas nesta quarta-feira. São elas: EMEI Ilha da Pintada (Arquipélago), Escola Comunitária Anjo das Flores (Arquipélago), Escola Comunitária ABRASCE Ilha do Pavão (Arquipélago), Escola Comunitária Capela Navegantes (Cristal) Escola Comunitária ACOMUR (São José), Escola Comunitária Vila São Pedro (Partenon), Escola Comunitária Crescer com Lazer (Rubem Berta), Escola Comunitária Cantinho do Sol (Chapéu do Sol), EMEF Chico Mendes (Mário Quintana), EMEI Valneri Antunes (Mário Quintana) e Escola Comunitária Tia Rosa (Mário Quintana).

Doações – São solicitados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de rações para cães e gatos. Os donativos podem ser entregues no Centro Administrativo Municipal, na rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico, no térreo, das 9h às 17h, até sexta-feira, 29. 

Monitoramento - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do Ceic-POA.

Emergências - Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo). 

Aristoteles Junior

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes