Prefeitura mobiliza equipes para atendimento às ocorrências provocadas pelo temporal
As secretarias e órgãos municipais estão mobilizados na noite deste domingo, 16, para atender às ocorrências decorrentes do temporal que atingiu Porto Alegre no final da tarde. As principais demandas envolvem quedas de árvores e destelhamentos de residências.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), foram registradas rajadas de vento de 97,8 km/h na Zona Sul da Capital. O acumulado de chuva entre 12h e 18h deste domingo foi de 13 milímetros na estação do Lami e 12,9 milímetros no Sarandi/Nova Brasília.
A Defesa Civil Municipal registrou sete ocorrências relacionadas a telhados e duas quedas de árvores. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos contabiliza 13 ocorrências envolvendo quedas de árvores ou galhos.
Abastecimento de água – Quatro Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão inoperantes por falta de energia elétrica. A concessionária foi acionada. O problema afeta os bairros Centro Histórico, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Chapéu do Sol e Vila Jardim.
Trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra quatro pontos com bloqueio total e seis pontos com bloqueio parcial devido à queda de árvores e postes após o temporal. Além disso, quatro cruzamentos estão com semáforos inoperantes e dois operam em amarelo piscante. Acompanhe as alterações no trânsito no X https://x.com/EPTC_POA.
Lissandra Mendonça