Prefeitura atende ocorrências devido à forte chuva das últimas horas
A Prefeitura de Porto Alegre mantém as equipes mobilizadas para atender as ocorrências causadas pelo elevado volume de chuva das últimas 36 horas. Na Zona Sul, o Lami soma 91mm de precipitação, enquanto na Zona Norte o Sarandi registra 82mm, acumulados que pressionaram a rede de drenagem em diferentes regiões da cidade. Os dados são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec).
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou a avenida Zeferino Dias na altura da rua Itaúna, no bairro Sarandi, devido ao transbordamento do Arroio Sarandi e à água acumulada na pista. Agentes seguem monitorando as condições para liberação.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que o transbordamento ocorreu em razão do excesso de vazão no curso d’água diante do volume de chuva.
A solução definitiva para o problema envolve obras de grande porte, como a implantação de novas bacias de amortecimento e de uma casa de bombas junto ao canal. Esses projetos estão em elaboração dentro do programa de requalificação da bacia do Rio Gravataí.
O Dmae também atua no Arroio Mem de Sá, que transbordou entre os bairros Bom Jesus e Jardim do Salso. O episódio foi provocado pelo acúmulo de lixo descartado irregularmente no paliteiro do curso d’água. A estrutura - reconstruída em 2022 - serve para reter resíduos de grande porte e havia passado por limpeza e manutenção na segunda-feira, 8. A desobstrução será realizada ainda nesta quarta-feira, 10.
As equipes municipais seguem em campo monitorando as áreas atingidas e realizando limpezas emergenciais na rede de drenagem para restabelecer a normalidade.
Cristiano Vieira