Nível do Guaíba volta a apresentar elevação nesta terça-feira

19/09/2023 10:30

O nível do Lago Guaíba voltou a apresentar elevação na manhã desta terça-feira, 19, nos dois pontos de aferição em Porto Alegre. No Cais Mauá, a medição chegou a 2,67 metros - índice acima da cota de alerta (2,55 metros) e abaixo da cota de inundação (3 metros). Já na Ilha da Pintada, a cota de inundação (2,2 metros) foi ultrapassada. A leitura mais recente da régua no bairro Arquipélago apontou 2,36 metros.

"Os prognósticos apontam para um acumulado de chuva na ordem de 20 milímetros para esta terça-feira na Capital. Atualmente, o vento sopra na direção Sudeste - o que não é o ideal, pensando no escoamento da água acumulada no Guaíba. Seguimos mobilizados com todos os órgãos de pronta-resposta para dar assistência aos moradores de todas as regiões", afirma o Cel. Evaldo Rodrigues, coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.

Saúde - As Unidades de Saúde Ilha da Pintada e Ilha do Pavão estão fechadas em decorrência dos alagamentos. A alternativa é a US Ilha dos Marinheiros, que atende a população normalmente nesta terça.

Serviços - Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC-POA), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) não registram ocorrências relacionadas às condições climáticas. Os órgãos monitoram a evolução das demandas na Capital. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do CEIC-POA.

Emergências - Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da Prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira