Nível do Guaíba estabiliza neste sábado e Defesa Civil segue monitorando

09/09/2023 18:38
Filipe Karam/PMPA
DEFESA CIVIL
Equipes permanecem mobilizadas, percorrendo a região das ilhas

O sábado, 9, foi de declínio no nível do Guaíba, de acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre. Na sexta-feira, 8, marcava 2,45 metros, enquanto nesta manhã, por volta das 7h, registrava 2,28 metros, na altura do Cais Mauá.  Por volta das 16h, a medição apontava 2,26 metros. (fotos)

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, as equipes continuam mobilizadas percorrendo a região das Ilhas. "Após a montagem do abrigo, na última quarta-feira, e de intensas atividades de socorro e assistência humanitária, encerramos as atividades na escola Alvarenga Peixoto. Permanecemos monitorando a região”, esclarece o coordenador.

As 15 pessoas que estavam alojadas no abrigo montado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, já retornaram às suas casas, com alimentos, roupas, atendimentos de saúde e cadastradas na rede de apoio municipal.

Durante todo o dia, a Defesa Civil, o Gabinete da Primeira-Dama, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a Subprefeitura, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar percorreram os locais mais afetados das ilhas, atendendo a população. Durante todo o dia, foram distribuídos 315 kits contendo alimentação, produtos de limpeza e higiene pessoal e água potável.

Roca Sales - O Gabinete da Primeira-Dama também enviou doações para Roca Sales, um dos municípios do Vale do Taquari mais atingidos pelas enchentes.

“Quando o prefeito convocou a comunidade, nos somamos à Defesa Civil, Guarda Municipal, Exército e Brigada Militar para levar essas doações. É um gesto mínimo, mas significativo, que busca aliviar o sofrimento de tantos irmãos em tempos difíceis”, destacou a primeira-dama Valéria Leopoldino.

Doações - Até este domingo, 10, os donativos poderão ser encaminhados no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 - Centro Histórico) e na Coordenação da Defesa Civil (rua Dr. Barcelos, 1.691 - Camaquã), das 9h às 15h.

O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, destaca a ação conjunta como essencial na garantia do atendimento emergencial às famílias atingidas. "Embora Porto Alegre não tenha sofrido um grau elevado de enxurrada, muitas famílias ficaram ilhadas em suas casas, precisando de auxílio, doações e orientações", disse.

O Gabinete da Causa Animal (GCA) atuou no resgate de animais desde início do mutirão, assim como servidores da Saúde que prestaram assistência aos moradores da região das Ilhas.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes