Copae alinha estratégias para 2026 em reunião na sede da Fraport Brasil

27/01/2026 16:24
Cristiano Vieira/PMPA
Copae
Representantes de diversos órgãos participaram do encontro

A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) realizou, nesta terça-feira, 27, a primeira reunião presencial de 2026, na sede da Fraport Brasil, junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, com foco no alinhamento de estratégias e no fortalecimento da atuação integrada entre os órgãos de resposta a emergências.

Durante o encontro, os integrantes da Copae conheceram o plano integrado de combate a emergências do aeroporto, apresentado pelos executivos da Fraport Brasil. O plano define critérios de acionamento, cadeia de comando, responsabilidades e procedimentos para diferentes tipos de ocorrências, além de prever ações de comunicação, assistência a familiares e protocolo específico de atendimento à imprensa.

“A integração entre os órgãos e o conhecimento prévio dos planos são fundamentais para garantir respostas rápidas e coordenadas em situações críticas”, destacou o secretário-executivo da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues.

O grupo participou ainda de uma visitação às instalações do terminal aeroportuário. Participaram da reunião representantes de secretarias e órgãos municipais, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Marinha do Brasil, Brigada Militar, Ipsul e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Estrutura de emergência - O Aeroporto Internacional Salgado Filho conta com Centro de Operações de Emergência (COE), serviço médico 24 horas com ambulâncias, efetivo especializado em combate a incêndio e sistema de monitoramento por câmeras em todo o sítio aeroportuário. O Plano de Emergência (Plem) mapeia recursos estratégicos no entorno do aeroporto para garantir agilidade na resposta a ocorrências.

 

Barbara Barbieri

Cristiano Vieira