Agentes da Defesa Civil Municipal participam de curso sobre riscos geológicos

08/04/2024 16:12

A Defesa Civil de Porto Alegre deu início nesta segunda-feira, 8, ao Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. O evento conta com a colaboração do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) como instituição parceira.

Direcionado especialmente aos servidores municipais que compõem a equipe da Defesa Civil, o curso tem uma abordagem multidisciplinar e prática, visando capacitar os profissionais para reconhecer, caracterizar e delimitar áreas de risco geológico. Dividido em quatro módulos, o programa totaliza 28 horas de carga horária, sendo realizado no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Uma parte fundamental será dedicada a atividades práticas em campo, permitindo que os participantes consolidem seus conhecimentos por meio de discussões sobre os processos físicos em ação e as estratégias de gestão apropriadas em cada situação.

“Diante do cenário cada vez mais desafiador das mudanças climáticas e dos desastres naturais, a capacitação contínua dos agentes se mostra não apenas uma necessidade, mas uma estratégia crucial para proteger vidas e mitigar danos em nossas comunidades”, salientou o diretor da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues.

O objetivo é fornecer conceitos, critérios e metodologias relevantes para o entendimento e aprimoramento das atividades de planejamento urbano e prevenção de desastres. Dentre os temas em destaque, estão os movimentos gravitacionais de massa, processos hídricos e erosivos, mapeamento de áreas de risco, monitoramento hidrológico e sistemas de alerta, bem como intervenções em áreas suscetíveis a desastres.

Além disso, o treinamento abordará questões cruciais, como a divulgação e educação para a percepção de riscos pela população, o uso de produtos cartográficos fornecidos pelo SGB-CPRM, mapeamento de suscetibilidade e preparação para atividades de campo.

Desde 2006, o SGB-CPRM ministra cursos de capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. A instituição tem se dedicado a fornecer esse tipo de treinamento para profissionais da Defesa Civil em todo o País, tanto em nível estadual quanto municipal, em modalidades presenciais e remotas.

 

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes