Agentes da Defesa Civil Municipal participam de curso sobre riscos geológicos

08/04/2024 16:12

A Defesa Civil de Porto Alegre deu in√≠cio nesta segunda-feira, 8, ao Curso de Percep√ß√£o e Mapeamento de √Āreas de Risco Geol√≥gico. O evento conta com a colabora√ß√£o do Servi√ßo Geol√≥gico do Brasil (SGB-CPRM) como institui√ß√£o parceira.

Direcionado especialmente aos servidores municipais que comp√Ķem a equipe da Defesa Civil, o curso tem uma abordagem multidisciplinar e pr√°tica, visando capacitar os profissionais para reconhecer, caracterizar e delimitar √°reas de risco geol√≥gico. Dividido em quatro m√≥dulos, o programa totaliza 28 horas de carga hor√°ria, sendo realizado no audit√≥rio da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC).

Uma parte fundamental ser√° dedicada a atividades pr√°ticas em campo, permitindo que os participantes consolidem seus conhecimentos por meio de discuss√Ķes sobre os processos f√≠sicos em a√ß√£o e as estrat√©gias de gest√£o apropriadas em cada situa√ß√£o.

‚ÄúDiante do cen√°rio cada vez mais desafiador das mudan√ßas clim√°ticas e dos desastres naturais, a capacita√ß√£o cont√≠nua dos agentes se mostra n√£o apenas uma necessidade, mas uma estrat√©gia crucial para proteger vidas e mitigar danos em nossas comunidades‚ÄĚ, salientou o diretor da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues.

O objetivo √© fornecer conceitos, crit√©rios e metodologias relevantes para o entendimento e aprimoramento das atividades de planejamento urbano e preven√ß√£o de desastres. Dentre os temas em destaque, est√£o os movimentos gravitacionais de massa, processos h√≠dricos e erosivos, mapeamento de √°reas de risco, monitoramento hidrol√≥gico e sistemas de alerta, bem como interven√ß√Ķes em √°reas suscet√≠veis a desastres.

Al√©m disso, o treinamento abordar√° quest√Ķes cruciais, como a divulga√ß√£o e educa√ß√£o para a percep√ß√£o de riscos pela popula√ß√£o, o uso de produtos cartogr√°ficos fornecidos pelo SGB-CPRM, mapeamento de suscetibilidade e prepara√ß√£o para atividades de campo.

Desde 2006, o SGB-CPRM ministra cursos de capacita√ß√£o em Percep√ß√£o e Mapeamento de √Āreas de Risco Geol√≥gico. A institui√ß√£o tem se dedicado a fornecer esse tipo de treinamento para profissionais da Defesa Civil em todo o Pa√≠s, tanto em n√≠vel estadual quanto municipal, em modalidades presenciais e remotas.

B√°rbara Barbieri

Cristiano Vieira