Abrigos da prefeitura recebem 75 pessoas atingidas pela chuva

14/09/2023 09:04
Cesar Lopes/PMPA
Executivo
Órgãos da prefeitura estão mobilizados para atender a população

As equipes da prefeitura seguem nas ruas trabalhando para minimizar os transtornos causados da chuva que atinge a cidade desde a noite de terça-feira, 12. Os três abrigos preparados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com apoio da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e subprefeituras estão abertos para atender famílias que precisam de ajuda. Com capacidade para receber 150 pessoas, 75 passaram a madrugada desta quinta-feira, 14, nos locais.

As estruturas estão localizadas no Extremo Sul - Igreja São João Paulo II (rua Edgar Pires de Castro, 10.856), onde estão 48 desabrigados; na Sede Arco dos Correios (Estrada Retiro da Ponta Grossa, 2.450), que recebe oito pessoas; e na Região das Ilhas - Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300, Ilha da Pintada), que abriga 19 pessoas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas choveu 74,6 milímetros na Estação do Jardim Botânico. Já na medição da Estação Belém Novo, o registro é de 82 milímetros. A média de precipitação para setembro em Porto Alegre é de 168 mílímetros, mas só nos primeiros 14 dias do mês choveu 232 milímetros no Jardim Botânico e 242 milímetros no Belém Novo. 

A previsão para as próximas horas é que a chuva diminua e que as rajadas de vento cheguem a até 40 quilômetros por hora. 

Defesa Civil – Os agentes do órgão foram mobilizados em mais uma ocorrência relacionada à cheia do Guaíba na madrugada desta quinta-feira. Duas famílias, residentes do Arquipélago, foram encaminhadas ao abrigo montado na Ilha da Pintada.

CEIC-POA – O órgão não recebeu novas demandas de ações integradas na madrugada desta quinta-feira. Ao todo, 32 ocorrências relacionadas às chuvas tiveram a articulação do CEIC-POA desde o início do fenômeno climático.

Educação -  Seis escolas seguem sem aulas: EMEI Pica-Pau (Centro Histórico), EMEF Prof. Larry José Ribeiro (Restinga), EMEIPonta Grossa, Escola Comunitária Anio das Flores (Ilhas), Escola Comunitária Abrace (Ilhas) e Escola Comunitária Nossa Senhora Aparecida (Ipanema). As demais funcionam normalmente.

Saúde - A Unidade de Saúde Ilha da Pintada está fechada nesta quinta-feira. 

Dmae - O Departamento Municipal de Água e Esgotos inicia nesta quinta-feira a limpeza dos arroios Cavalhada, Capivara e Guarujá (Zona Sul), Passo das Pedras e Jardim do Salso (Zona Norte). Todos apresentaram pontos de transbordamento ontem. A situação permanece em monitoramento. 

Mobilidade/EPTC – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) segue com 25 ocorrências em aberto, na manhã desta quinta-feira, em decorrência dos reflexos das chuvas. Ao todo, são 15 pontos de bloqueio total - sendo 12 por acúmulo de água na pista, dois por queda de árvore e outro por motivos diversos. Dois semáforos estão com a operação comprometida, em amarelo piscante

Serviços urbanos/DMLU - Um novo protocolo relacionado à queda de árvore foi registrado junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) na madrugada da quinta-feira. O serviço será executado na nesta manhã.

Social - Sobe para 75 o número de pessoas estão acolhidas nos três abrigos administrados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Destas, 48 estão no bairro Lami, 19 na Ilha da Pintada e oito na Ponta Grossa.

Doações - O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (rua General João Manoel, 157, Centro Histórico) segue recebendo doações até sexta-feira, 15, das 9h às 17h. A prioridade são alimentos não perecíveis e kits de higiene e limpeza.   

Nível do Guaíba
Ilha da Pintada
2,44 metros (+36 cm em relação à manhã da quarta-feira)
Cota de alerta: 2 metros
Cota de inundação: 2,20 metros

Cais Mauá
2,58 metros (+19 cm em relação ao fim da tarde de quarta-feira)
Cota de alerta: 2,55 metros
Cota de inundação: 3 metros

Leia mais:
Chuvas: prefeitura disponibiliza estruturas para apoio emergencial à população
EPTC auxilia motoristas na recuperação de placas perdidas na chuva
Prefeitura reforça ações de atendimento à população impactada pela chuva
Prefeitura mobiliza serviços para amenizar transtornos causados pela chuva
Doações: alimentos e kits de higiene e limpeza são itens de maior necessidade

 

 

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes