Abrigo na Ilha dos Marinheiros acolhe 12 pessoas atingidas pelos alagamentos

19/09/2023 18:30
Evelize Fabrício/FASC/PMPA
FASC
Estrutura, na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, é monitorada pela Guarda Municipal, 24 horas por dia

O tempo instável e a elevação do Lago Guaíba - que apresentou variações entre 2,61 e 2,67 metros no Cais Mauá ao longo desta terça-feira, 19 - demandaram esforços dos órgãos de pronta-resposta no bairro Arquipélago. De acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 12 pessoas estão acolhidas no abrigo da Ilha dos Marinheiros.

A estrutura, montada na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, chegou a receber 15 pessoas e possui 30 vagas. Há, ainda, a possibilidade de ampliação para 50 espaços provisórios. O local é monitorado pela Guarda Municipal, 24 horas por dia, e oferece alimentação e assistência de saúde às famílias que precisaram sair de casa em decorrência de alagamentos.

"As equipes da prefeitura estão prontas para acompanhar as famílias desde os primeiros atendimentos, tanto no abrigo provisório quanto na rede permanente. A estrutura para atender e garantir proteção e local seguro está preparada e em funcionamento", afirma o presidente da Fasc, Cristiano Roratto.

A Defesa Civil Municipal atuou no resgate de três famílias. A primeira é composta por um adulto e sete crianças; a segunda é formada por dois adultos e uma criança; e a terceira por um homem adulto. Todas residem na Ilha Grande dos Marinheiros e tiveram as casas invadidas pelo Guaíba.

"Seguimos monitorando as regiões suscetíveis a alagamentos, de forma integrada aos demais órgãos do município", ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Serviços - As Unidades de Saúde Ilha da Pintada e Ilha do Pavão permaneceram fechadas em razão dos alagamentos. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) recebeu sete protocolos de queda de árvores ao longo do dia. Já as escolas municipais e parceirizadas operaram sem alterações, assim como a mobilidade urbana.

Monitoramento - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do Ceic-POA.

Emergências - Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da Prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins