Transparência recebe visita técnica de equipe da Controladoria Regional da União

11/08/2023 11:33
Claudia Fleury/SMTC PMPA
PARCERIAS
Controladoria apresentou o projeto Educação Cidadã

Com o objetivo de apresentar o modelo de Matriz de Riscos adotado pela Controladoria-Geral da União (CGU), a equipe técnica da Controladoria Regional da União no Rio Grande do Sul (CGU/RS) esteve esta semana visitando a sede da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), na Siqueira Campos, 1300.  

"O modelo de Matriz de Riscos contribuirá imensamente para os estudos e trabalhos da Controladoria -Geral do Município (CGM) no âmbito do planejamento de auditoria interna", destaca a controladora-geral adjunta, Cleide Lammel Lucas.  

Além do alinhamento entre controle externo e interno, foi verificada pela equipe a situação de cumprimento da matriz proposta pela Controladoria-Geral da União (CGU) para autodiagnóstico de estados e municípios em transparência, integridade e participação social (Matriz TIP).

"Estamos cumprindo o que nos propomos e alinhando algumas arestas do que ainda não está 100%. A Matriz é um ótimo instrumento para organização do trabalho da pasta no que tange as áreas de transparência, integridade e participação", afirma a diretora de Transparência e Cidadania, Adriana Gambino.

A CGU/RS apresentou o projeto Educação Cidadã e entregou uma cópia do material físico relativo aos programas Um por Todos e Todos por Um e Turma da Cidadania, que abordam questões de ética e cidadania de forma atrativa às crianças, numa parceria da CGU com o Instituto Maurício de Sousa.

"Recebemos a doação de uma cópia do material para avaliação de integrantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e posterior solicitação à CGU, para fins de distribuição gratuita aos alunos dos anos Iniciais da rede municipal de ensino", concluiu Cleide. 

 

 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil