Sistema 156 tem aumento de 70% nos atendimentos telef√īnicos

19/01/2024 11:53

Na semana em que um forte temporal atingiu Porto Alegre, as liga√ß√Ķes para o Sistema 156 aumentaram cerca de 70%, totalizando 18.090 contatos entre os dias 12 e 18 de janeiro. Os dados s√£o da Secretaria Municipal de Transpar√™ncia e Controladoria (SMTC).

Quase 54% dos chamados tiveram como destino demandas do Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, verifica√ß√£o de falta de √°gua, contas de √°gua e informa√ß√Ķes gerais, verifica√ß√£o de hidr√īmetro e solicita√ß√£o de liga√ß√£o de √°gua e esgoto.

O tr√Ęnsito respondeu por 19,6% dos contatos, direcionados para a Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC). Informa√ß√Ķes mais solicitadas foram hor√°rios e itiner√°rios, obstru√ß√£o de via, problemas com sem√°foro, quedas de placas, apresenta√ß√£o de condutor e infra√ß√£o, placas e sinaliza√ß√£o, recurso de multas e acidente com v√≠timas.

Na √°rea da sa√ļde, com 10,79% das liga√ß√Ķes, os assuntos mais buscados foram atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacina√ß√£o, informa√ß√Ķes gerais, acamados e informa√ß√Ķes sobre unidade de sa√ļde. No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), coleta em geral, descarte irregular, coletas de cali√ßa, capina e ro√ßada, remo√ß√£o em vias p√ļblicas e remo√ß√£o em √°rea particular somaram 8,47% dos atendimentos. J√° a Secretaria de Servi√ßos Urbanos (SMSURB) respondeu por 7,4% dos contatos, com temas como quedas de √°rvores e obstru√ß√£o devido a galhos ca√≠dos.

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos os destaques foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água e guias do IPTU.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Munic√≠pio, vinculada √† SMTC, tamb√©m divulgou balan√ßo. Entre os dias 29 de dezembro de 2023 e 4 de janeiro de 2024, a Ouvidoria recebeu 124 manifesta√ß√Ķes pelo sistema me-Ouv, entre reclama√ß√Ķes, den√ļncias, elogios e sugest√Ķes sobre os servi√ßos da prefeitura que s√£o prestados aos cidad√£os. A maior parte diz respeito a saneamento, servi√ßos urbanos, educa√ß√£o e sa√ļde.

Cristiano Vieira