Sistema 156 recebe 14,6 mil ligações em uma semana

11/03/2024 13:35

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 4 e 10 de março. O atendimento recebeu mais de 14.650 ligações. A maior parte diz respeito ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 47%. Os temas mais buscados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede em bairros da Zona Norte, verificação de falta de água e hidrômetro, contas de água, informações gerais e baixa de pagamentos.

Em relação à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), os temas mais solicitados foram guias de pagamento, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)/Taxa de Coleta de Lixo (TCL), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e taxa de alvará (TFLF), nota fiscal de serviço eletrônico, situação cadastral (21%). Já no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), foram questionamentos sobre as coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular (14%).

Na Empresa Pública e Transporte e Circulação (EPTC), horários e itinerários de ônibus, ocorrência, acidentes de trânsito, elogios e reclamações de transporte público (12%). Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), foram solicitadas informações sobre FGTS em função do saque calamidade (7%).

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, pluvial e de esgoto cloacal, segunda via de conta e descarte irregular.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 4 e 10 de março, a Ouvidoria recebeu 320 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

 

 

 

Claudia Fleury

Fabiana Kloeckner

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