Servidores da prefeitura participam de palestras sobre o combate aos assédios moral e sexual

18/08/2023 09:47
Cesar Lopes/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
A primeira-dama Valéria Leopoldino acompanhou a ação na tarde dessa quinta-feira

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) promoveu, por meio da Corregedoria-Geral do Município (Cgmuni) e apoio do Gabinete da Primeira-Dama, mais um encontro sobre combate aos assédios moral e sexual. O evento, que reuniu cerca de 60 servidores, ocorreu na tarde de quinta-feira, 17, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM)

"Em um ambiente onde todos são respeitados e valorizados, construímos uma cidade onde a dignidade prevalece. O debate contra o assédio sexual é um passo vital para garantir que nossa comunidade floresça em um clima de respeito e igualdade”, afirmou a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, que prestigiou o evento. 

No primeiro painel, que teve como temática o combate ao assédio moral, a servidora Cátia Bolson enfatizou que 52% dos profissionais já sofreram esse tipo de assédio e que muitos não denunciam por medo. "A violência laboral sai caro para a vítima e a instituição, tanto pública quanto privada. Assédio moral tem consequências severas na saúde física e mental, além de consequências sociais e profissionais", destacou Cátia.

No segundo momento do encontro, que teve como temática o combate ao assédio sexual, a corregedora-geral da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Clarissa Cortes Fernandes Bohrer, enfatizou o processo disciplinar, as questões da prova testemunhal e de conteúdos produzidos em meio digital. “A prevenção e enfrentamento ao assédio sexual não são escolhas da administração pública, mas uma obrigação”, conclui Clarissa.

Já a gestora central da Ouvidoria Geral do Município de Porto Alegre, Ingrid Macedo, demonstrou como a denúncia chega até o órgão. 

Também estiveram presentes na ação o secretário adjunto da SMTC, Carlos Fett Paiva Neto, e o corregedor-geral do Município, Jader Cavalheiro. 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes