Prefeitura conclui série de encontros com especialistas em cidades inteligentes

14/05/2021 15:41
Alex Rocha/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Depois de Medelin, São José do Campos e Barcelona, o encontro foi com representantes de Curitiba

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) concluiu na manhã desta sexta-feira, 14, série de reuniões virtuais com cidades que possuem experiência e modelos de cases inteligentes para compartilhar com a capital gaúcha. Depois de Medelin, São José do Campos e Barcelona, o encontro foi com representantes de Curitiba. A capital do Paraná foi eleita em 2021, pelo terceiro ano consecutivo, uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo pela organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas Intelligent Community Forum (ICF). 

"Esta reunião de trabalho, além de encerrar uma semana com quatro cidades-referência em inteligência e tecnologia a serviço do cidadão, reforça a aproximação entre a capital gaúcha e a paranaense na troca de experiências para qualificar o atendimento à população e o planejamento urbano", analisa o secretário Gustavo Ferenci. 

Na próxima segunda, 17, às 10h, está prevista a realização de audiência pública, com transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura, sobre a interligação de todos os canais de atendimento do Município. A consulta pública busca modernizar e qualificar os canais de comunicação entre a prefeitura e o cidadão, construindo um modelo que traga soluções tecnológicas para as principais questões da cidade. 

Case de sucesso - De acordo com o gestor de Inovação e Mercado do Instituto das Cidades Inteligentes na capital paranaense, Rogério Mendes Pereira Júnior, a cidade hoje é coberta por 100% de fibra ótica. “Atentemos em média 15 mil contatos, que são feitos majoritariamente via aplicativos”, relata. O gestor da Central 156 da prefeitura, Willian Jonderlan, afirma que a própria população pedia a ampliação das soluções, que começou em 1999. “Antes tínhamos apenas 50 atendimentos ao dia e hoje chegamos à marca dos 120 mês, conquistando a satisfação do cidadão em 95%”, aponta. 

Projeto - A prefeitura possui estratégias diferentes para cada um dos canais utilizados (#EuFaçoPoa; 156 Web; Call Center). Porém, eles atuam de maneira independente, ou seja, de forma não integrada. Dos 452 itens da Carta de Serviços por exemplo, somente 154 podem ser solicitados on-line. Com a Central do Cidadão, a prefeitura vai migrar para um sistema omnichannel (que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento do público-alvo), com foco na experiência do usuário. Para que isso ocorra, todos os canais deverão funcionar de forma integrada, garantindo que o usuário seja capaz de usar o melhor de cada um dos canais durante a sua interação com os órgãos.

Acompanharam a reunião o secretário do Gabinete de Inovação, Fernando Mattos, a presidente da Procempa, Letícia Batistela, a secretária adjunta da SMTC, Luciane Rache, além do vereador Pablo Melo e do professor Luiz Carlos, um dos idealizadores do projeto Pacto Alegre. 

 

 

 

Lisie Bastos Venegas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes