Porto Alegre lidera novamente o Ranking das Cidades Amigas da Internet entre as capitais

31/08/2020 12:07

Pelo segundo ano consecutivo, Porto Alegre ocupa o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Ranking das Cidades Amigas da Internet. O reconhecimento é concedido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) a cidades que estimulam a conectividade por meio de leis modernas, capazes de facilitar os processos de licenciamento para a instalação de antenas e infraestrutura de telecomunicações. O levantamento foi divulgado no dia 23.

Em relação a 2019, Porto Alegre também subiu uma posição no ranking geral, que considera os 100 maiores municípios do Brasil: passou do quarto para o terceiro lugar ‒ em termos comparativos, a Capital ocupava a 80ª posição geral em 2018. A mudança de patamar tem relação com a Lei Complementar 838/2018, regulamentada pelo Decreto 20.215/2019, que liberou o autolicenciamento para a instalação de antenas pelas empresas de telefonia.

Para o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (SMAMS) Germano Bremm, a nova regulamentação das antenas na Capital é uma referência nacional, que aproxima tecnologias como a das redes 5G. “É preciso seguir investindo na modernização de processos, de modo a permitir que os projetos possam ser executados com mais celeridade, sempre em equilíbrio com o desenvolvimento sustentável localâ€.

Cidades inteligentes - A colocação também melhorou no Ranking de Serviços de Cidade Inteligentes deste ano. Realizado pela Telebrasil em parceria com a consultoria Teleco, ele avalia a oferta de serviços ao cidadão por meios digitais.

No ranking geral, Porto Alegre subiu 11 posições em um ano, passando do 28º lugar, em 2019, para o 17º, em 2020. É também a primeira capital do Sul do Brasil no quesito, além de ficar na frente até mesmo de centros como São Paulo e Brasília.

Para 2021, a expectativa é de um avanço ainda maior, como a transformação digital do Escritório de Licenciamento. Hoje, já são mais 130 serviços disponibilizados diretamente no portal, incluindo abertura de processos, consulta de expedientes e agendamentos.

 

 

Cristina Lac

Fabiana Kloeckner