Ouvidoria-Geral registrou mais de 7,8 mil manifestações em 2021

18/01/2022 09:26
Giulian Serafim/ PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Corrêa diz que setor é reconhecido como órgão mediador

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), que integra a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), recebeu 7.846 mil manifestações em 2021. Um número significativo em comparação com os anos interiores. Desde a criação da SMTC, em 2017, o contato com o cidadão só tem aumentado. No primeiro ano, a OGM recebeu 638 manifestações. Em 2018, o número chegou a 2.932. No ano seguinte, 2019, houve novo incremento e encerrou-se o ano com 3.138 manifestações recebidas. Já em 2020 foram realizadas 5.118 manifestações.

Conforme o coordenador da OGM, Marcos Caetano Corrêa, esse aumento se deve por duas razões: os cidadãos estão realizando mais solicitações no primeiro nível de atendimento, o 156, e a Ouvidoria-Geral alcançou reconhecimento como órgão mediador. “É nosso dever transformar a insatisfação inicial, em agradecimento. O cidadão que procura a Ouvidoria já está frustrado com o pedido que não foi atendido no primeiro nível de atendimento”, diz.

A Ouvidoria é o setor responsável por receber as reclamações sobre as solicitações já dirigidas à prefeitura, mas que não foram atendidas no prazo ou com a qualidade desejada. O registro da reclamação é realizado por meio da plataforma me-Ouv, sistema próprio da administração municipal, no qual é necessário informar o número de protocolo fornecido pelo Atendimento 156 para a solicitação inicial do cidadão.

Participação - De acordo com o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, através da plataforma, também é possível registrar elogios, críticas e sugestões sobre a prestação dos serviços públicos de competência do Executivo Municipal, assim como denúncias sobre corrupção ou improbidade administrativa praticadas por agentes públicos municipais. “A OGM é um canal de participação e fortalecimento da democracia”, destaca. 

Serviço
Para registrar manifestação na plataforma me-Ouv: https://ouvidoria.procempa.com.br/ouvidoriaweb/#/

Em caso tenha de dúvida, o e-mail é: ouvidoria@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3389-1200.


Para registrar manifestação na plataforma me-Ouv: https://ouvidoria.procempa.com.br/ouvidoriaweb/#/

Em caso tenha de dúvida o o e-mail é: ouvidoria@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3389-1200.

Cláudia Fleury

Fabiana Kloeckner

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