Canais digitais facilitam a comunicação com a prefeitura

21/02/2022 16:54

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), tem se empenhado para facilitar a comunicação com o cidadão através dos canais digitais. São quatro acessos on-line disponíveis: site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51 3433-0156) e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. 

Segundo dados da SMTC, entre 1º de janeiro até 20 de dezembro de 2021, o sistema do 156 recebeu mais de 868 mil ligações, sendo que 83% foram pedidos de informação e 17% geração de protocolo. Conforme o titular da pasta, Gustavo Ferenci, este resultado é satisfatório, mas a ideia é automatizar os atendimentos, diminuindo as ligações e consequentemente as filas de espera. “O contato através dos canais digitais é mais ágil e desafoga as ligações para o fone do 156, facilitando o processo”, destaca

É possível gerar protocolos e obter informações sobre os serviços da prefeitura através de todos os canais digitais disponíveis, menos o whatsapp 156 (3433-0156), que por enquanto oferece apenas informações ao usuário via Chatbot. “Em breve implantaremos, na segunda fase do projeto, uma opção de atendimento humano, para registro de protocolos”, acrescenta Ferenci.

Os serviços funcionam 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. O 156 tele tem o custo de uma ligação local. Já os demais serviços necessitam apenas de conexão com a internet. 

Canais digitais da prefeitura:

Aplicativo 156 + POA - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Além de poder se informar sobre serviços da cidade, Procon, vacinação agora também é possível imprimir as guias de pagamento do IPTU 2022, agendar as quadras de esporte da orla e a vacinação noturna das crianças.  O aplicativo, que já estava disponível para Android, agora pode ser acessado pelos celulares com o sistema iOS. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

156Web-  Recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. É possível registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web, com acesso pelo site da Prefeitura de Porto Alegre.

Whatsapp 156 - (51) 3433-0156- prefeitura disponibiliza, desde o dia 4 de janeiro, o WhatsApp do 156 (3433-0156). Nesta primeira fase o atendimento é realizado via Chatbot. São 11 serviços oferecidos pelo aplicativo: trânsito e transporte, água e esgoto, serviços de saúde, impostos e taxas, iluminação pública, serviços urbanos e zeladoria, fiscalizações, assistência social (Fasc), Procon, limpeza urbana (DMLU) e agendamento da Orla.

E-mail: 156poa@portoalegre.rs.gov- Através do e-mail o servidor  auxilia o cidadão na busca por informações. Através do contato por e-mail também é possível solicitar abertura de protocolos.
 

Cláudia Fleury

Lucas Barroso

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