Atendimento 156 recebeu mais de 751 mil ligações em 2022

09/01/2023 11:48

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga as cinco principais áreas questionadas pelo cidadão em 2022. De 1° de janeiro até 31 de dezembro de 2022, o atendimento do 156 recebeu 751.525 ligações, sendo que 267.116 (35,5 %) foram relacionados ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde(SMS), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).     

“Das 267.116 ligações, 115.173 (43%) foram referentes ao Dmae sobre vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta no fornecimento de água e verificação de hidrômetro”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. Em segundo lugar, com 60.697 ligações (23%) estão as demandas relacionadas à EPTC: informações como horários e itinerários de ônibus, veículos, recursos de multas, apresentação do condutor, danos materiais e ressarcimento por danos. 

Na sequência, em terceiro lugar, o cidadão solicitou 53.683 (20%) informações ligadas à SMS: atendimento em unidade de saúde, locais de vacinação, horários de atendimento, formas de acesso, informações sobre Covid-19 e testes. Em quarto, estão os temas relacionados à SMF com 27.952 (10%), como atualização de cadastro, guia de pagamento, solicitação das guias por e-mail, IPTU/ICL, nota fiscal eletrônica e tributo de imóveis. E, em quinto lugar, estão os temas ligados ao DMLU e SMSUrb com 9.611 ligações (4%): descarte irregular, denúncia e recolhimento, capina e roçada, coletas de caliça e remoção em área particular. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água (47.673 protocolos) serviços pluvial (30.036), serviços de esgoto cloacal (24.374) descarte irregular (11.714) e falta de água  (9.463).

Ouvidoria:  A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço do ano de 2022. Entre os dias 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2022, a Ouvidoria recebeu  8237 manifestações pelo sistema me-Ouv entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a OGM, as secretarias mais demandas foram: SMSUrb com 1606 mil manifestações; Dmae com 1529 mil manifestações, DMLU com 393 manifestações, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) com 384, SMS com 336 e Secretaria Municipal de Educação (Smed) com 323.

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

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