Atendimento 156 recebe mais de 8,2 mil ligações em uma semana

14/10/2022 14:13

Na semana entre 7 a 13 de outubro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 8.255 ligações. A maior parte (45,87% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas, verificação de falta no fornecimento, solicitação de ligação de água e de esgoto. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas e calçadas) e apresentação de condutor infrator representaram demandas significativas (25,92%). "A população questionou também sobre atendimento hospitalar e locais de vacinação (13,13%)”, comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.

O cidadão perguntou sobre o IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (8,34%). Também foram questionadas informações sobre coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de árvores em vias públicas (6,74%). 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto cloacal e pluvial, castração de cães e gatos e descarte irregular de resíduos.

WhatsApp - Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 7 a 13 de outubro, a Ouvidoria recebeu 140 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, poda de árvore e tapa buraco.

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Cláudia Fleury

Andrea Brasil

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