Atendimento 156 recebe mais de 10,5 mil ligações em uma semana

30/12/2022 13:19

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 23 e 29 de dezembro. O atendimento recebeu 10.515 ligações, grande parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), cerca de 41,63%.

Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água (emissão de segunda via e trocas de titularidade), verificação de falta de água e de hidrômetro. Já em relação à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram fornecidas informações a respeito de horários e itinerários, veículos, recursos de multas, apresentação de condutores e danos materiais - ressarcimento por danos (21,09%).

Também foram solicitadas pelos cidadãos informações gerais (atualização de cadastro), guia de pagamento (solicitação das guias por e-mail), IPTU/ICL, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (17,63%). E ainda atendimento nas unidades de saúde, locais de vacinação (horários de atendimento), formas de acesso, informações sobre Covid - teste (11,10%). "Coletas em geral, descarte irregular (denúncia e recolhimento), capina e roçada, coletas de caliça e remoção em área particular (8,55%) também foram demandas significativas", destaca o secretário Gustavo Ferenci.

De acordo com o coordenador da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Gilvan Marques, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e falta de água.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 23 e 29 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 102 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a serviços urbanos (poda de árvores), saneamento, educação e saúde.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

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