Prefeitura já retirou mais de 70 toneladas de fios e cabos arrebentados de ruas da Capital

05/12/2024 09:08

Desde o começo da força-tarefa de limpeza e recolhimento de fios em desuso e arrebentados, em 12 de janeiro deste ano, foram recolhidas 74 toneladas de material de ruas da Capital. As equipes percorreram cerca de 164 quilômetros em 160 vias da cidade. A operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), com a participação das empresas de telefonia, que são convocadas para executar os serviços. 

Os fios retirados são os que estão abaixo dos três metros de altura e não possuem identificação. O objetivo da prefeitura é dar segurança para os cidadãos e veículos que transitam pela cidade. “É um serviço importante, a prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental a participação das empresas de telefone e internet, assim como da concessionária de energia elétrica”, destaca o secretário Marcos Felipe Garcia.

A operação ocorre nas segundas, quartas e sextas, a partir das 8h30, com o apoio de fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os locais são escolhidos através do mapa de calor gerado pelas solicitações de serviço via plataforma do 156+POA e por meio dos órgãos de fiscalização. No 156, o cidadão deve acessar a aba de fiscalização e anexar o endereço e fotos. O cronograma é divulgado no site da prefeitura e pelas redes sociais da Smsurb e pode ser alterado, devido às condições climáticas. Nesta sexta-feira, 6, a operação acontece, mais uma vez, em ruas do Quarto Distrito. Nas próximas semanas, as equipes trabalharão nos bairros Sarandi, Bom Jesus e na Restinga.

A gestão dos fios e postes é de responsabilidade da empresa que tem concessão federal para a distribuição de energia elétrica. Cabe à empresa verificar as irregularidades dos fios e cabos arrebentados ou pendurados. Os fios retirados são encaminhados à sede da Smsurb para a identificação e destinação correta.

 

 

Daniela Siqueira

Andrea Brasil