Prefeitura começa a recuperar mais 28 praças em Porto Alegre

30/05/2021 13:21
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo pede que a população ajude a cuidar dos espaços revitalizados

O prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, e o secretário-adjunto, Vitorino Basegio, estiveram na praça Major Rubem Berta neste domingo, 30. O local recebeu capina, roçada, poda de árvores e teve toda a iluminação renovada. Esta ação marca o início da revitalização desta e de outras 27 praças e parques na Capital. Os demais serviços de recuperação na Major Rubem Berta começam na terça-feira, dia 1º, com a manutenção da iluminação, nivelamento de saibro, troca de tela da quadra esportiva, pintura e substituição de brinquedos danificados, além da recuperação dos bancos. No total, serão investidos R$ 130 mil. 

O prefeito Sebastião Melo pede que a população ajude a cuidar dos espaços revitalizados. “Embelezar a cidade levanta a alma da cidade. Parabéns às comunidades que reivindicaram. A gente vai fazer a recuperação das praças, mas a população tem que ajudar a cuidar."

A previsão é que as 28 espaços, incluindo os parques Chico Mendes e Marinha do Brasil, sejam entregues revitalizados em até três meses. Algumas destas praças podem ficar prontas antes deste prazo. O serviço será realizado por uma empresa terceirizada. Equipes próprias da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) vão continuar a realizar pequenas manutenções  neste período.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, a ideia é incentivar o uso de espaços públicos na Capital. “O poder público precisa estar presente, garantindo qualidade de vida, lazer e segurança ao cidadão. A gente quer que os moradores da cidade possam usufruir o seu bairro e região da melhor forma. E o nosso objetivo é aprimorar ainda mais os serviços prestados."

Melhorias - A prefeitura trabalha com uma programação extensa de recuperação das praças de Porto Alegre. Ao todo, são 684 praças cadastradas e espalhadas em todos as regiões da cidade. Identificar as demandas e fazer a recuperação dessas áreas é um desafio para a SMSUrb. Só nos primeiros cinco meses de 2021, a secretaria recuperou o Parque Germânia e mais 37 praças em 22 diferentes bairros da Capital.

Entre as principais intervenções realizadas no primeiros cinco meses de 2021, a SMSUrb fez a pintura e recuperação de brinquedos, recuperação dos passeios, colocação de saibro, pintura de bancos e mesas de jogos, além da substituição de telas nas quadras. As praças com pista de skate e aparelhos de ginástica ao ar livre também receberam melhorias. O trabalho de recuperação é feito pelas equipes próprias da prefeitura e também por empresas contratadas. 

Praças que serão recuperadas:

Sul: Praça Vereador Ervino Besson, Praça Florinda Tubino Sampaio, Praça Osmar Pila, Praça Inácio Antonio Da Silva, Anita Zandwais, Praça 1ª U.V Restinga, Praça 3ª U.V Restinga, Praça Associação Rio-grandense de de Imprensa, Praça Poli Marcelino Espírito, Praça Padre José Kentenich e Praça Angela Locatelli. 

Norte: Praça Oliveira Rolim, Praça Wolfgan Klaus Sopher, Praça Capitão Carlos Vieira, Praça Mario Tarani (antiga Calábria); Praça Chopin, Praça General Darcy Vignoli, Praça Lino Schiefferdeck, Parque Chico Mendes (externo), Parque Chico Mendes (interno), Praça Irineu Esteris da Silva e Praça Major Rubem Berta. 

Centro/Leste: Praça 20 de Novembro; Praça Rotary, Praça Guilherme Gaudenzi, Praça Visconde de Taunay e Parque Marinha do Brasil. 

Praças já recuperadas em 2021:

 

Centro/Leste: Dom Sebastião, Silvio Ughini, Província de São Pedro, Daltro Filho, Largo Adayr Figueiredo, Salomão Abrão, General Braga Pinheiro, General Micheli, Frei Orlando, Praça Sport Club Internacional, Praça Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, Praça 60 Anos da Rádio da Rádio Gaúcha, Praça dos Anjos, Professor Saint-Pastous e Nelson Sangoy.

Norte: Valverde, Flávio Veiga Miranda, Ervory Rodrigues Tavares, Irmão Modesto Girotto, Libanesa, Padre Rambo, NilvaMortari, Parque Germânia e David Ben Gurion.

Sul: José Comunal, Almerindo Lima, Vasco Rodrigues de Lima, Simões Lopes Neto, Desembargador Vieira Pires, Orla do Lami, Orla de Ipanema,Milton Krause, Percival Flores, Verde Complementar Tramandaí e Holanda.

Ilhas: Praça Sem Nome, Rua Santa Luzia e Rua Ilha Mauá.

 

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins