Operação Verão no Extremo-Sul começa nesta sexta-feira

23/12/2022 13:32
Carlos Farias / SMSURB / PMPA
Serviços Urbanos
Equipe prepara base para instalação de academia ao ar livre no calçadão do Lami

Nesta sexta-feira, 23, a prefeitura deu início à Operação Verão nas praias do Lami e Belém Novo. Além dos cuidados diários, como capina, roçada e coleta de resíduos, a administração municipal realizou outras intervenções para qualificar os espaços de lazer dos banhistas. Há seis pontos próprios para banho e a expectativa é que, a exemplo dos outros anos, milhares de pessoas frequentem o Extremo-Sul da cidade nos fins de semana e feriados.

Nesta sexta-feira,o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) divulgou o relatório de balneabilidade das praias. Em Belém Novo e no Lami, todos os pontos estão próprios para banho (veja aqui).

Melhorias na orla - Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) está realizando intervenções para qualificar os espaços de lazer das praias. Este ano, a Smsurb está instalando uma academia ao ar livre junto ao playground na avenida Beira Rio. Nas próximas semanas, também será instalado um outro modelo de aparelho de ginástica. O equipamento chamado “Estação Saúde” ficará próximo à estação de bombeamento do Dmae, também no calçadão do Lami. O aparelho agrega diversas funcionalidades e pode ser usado para reforço muscular.

As equipes da Smsurb estão realizando novo serviço de podas para melhoria da iluminação, que já opera com lâmpadas de LED na região. As entradas de praia também passaram por limpeza e uma das guaritas de salva-vidas será pintada. 

Ano passado, a prefeitura, por meio da Smsurb, instalou 55 novas churrasqueiras e fez a manutenção das já existentes. Também foram feitos reparos nos passeios, reforma das duas guaritas de salva-vidas, e a manutenção da ponte sobre o Arroio do Manecão. A secretaria instalou mesas e cadeiras próximas às churrasqueiras. 

“Esta semana estamos trabalhando na orla da Lami, com o levantamento de copas das árvores e recolhimento de resíduos. Na próxima semana, nossas equipes vão atuar em Belém Novo e Praia do Veludo. O trabalho deste ano está mais ágil, porque as melhorias realizadas no ano passado ainda estão preservadas e a equipe da secretaria atua diariamente na manutenção da orla. Agora só estamos fazendo os últimos ajustes para que as pessoas possam aproveitar da melhor forma”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio. 

Os quatro banheiros da orla do Lami estão funcionando normalmente até as 20h. As unidades foram reformadas no ano passado e são monitoradas por funcionários da prefeitura, que fazem limpeza e zeladoria do espaço. 

Além das lixeiras já existentes, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) instalou 12 contentores de resíduos na praia de Belém Novo e 12 tonéis na praia do Lami. Esses são equipamentos maiores para dar conta do descarte de materiais durante o verão.

Os 15 chuveiros instalados ao longo da orla, mantidos pelo Dmae, também estão em funcionamento. Na praia do Lami estão cinco unidades, no Belém Novo são quatro e na orla de Ipanema, quatro chuveiros. Por fim, no Parque Marinha há mais duas unidades. 

Transporte - Para facilitar o acesso da população às praias, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lembra a ativação de quatro linhas de transporte coletivo na região. As tabelas horárias estão disponíveis no site da EPTC. Desde o último sábado, 17, começou o atendimento da linha 398.7 - Pinheiro / Lami / Verão, aos sábados, domingos e feriados, com tabela aberta, de acordo com a demanda e saída da Parada 1 da Lomba do Pinheiro. 

Com funcionamento aos domingos e feriados, outras três linhas circulam na Operação Verão:  

- Linha 212 - Restinga/ Lami, tabela fixa, saída da avenida Nilo Wulff, bairro Restinga;
- Linha 269.3 - Praia Operação Veraneio, tabela aberta, com saída da avenida Salgado Filho, Centro, até o Lami, via Belém;
- Linha 269.4 - Operação Lami, tabela aberta, com saída da avenida Salgado Filho, Centro / Praia, via Estrada Edgar Pires de Castro. O terminal das quatro linhas no Lami fica localizado na estrada Otaviano José Pinto, nas proximidades da rua Luís Vieira Bernardes.

A operação prossegue até 5 de março. Agentes de fiscalização de transporte da EPTC irão monitorar o atendimento aos usuários para ajustes, caso necessário. Mais informações pelo fone 118.

Patrulhamento - Para garantir a segurança da população durante o período de veraneio, a Guarda Municipal e a Brigada Militar irão atuar em conjunto na Orla do Lami, especialmente nos fins de semana e feriados. As rondas policiais serão realizadas em viaturas e por agentes em motocicletas.

Piscinas públicas - Além das praias do Extremo-Sul, há a opção das piscinas públicas administradas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). É a primeira vez, em 20 anos, que a prefeitura reabre as piscinas em dezembro, antes do Natal. Para ter acesso a uma das unidades, é preciso providenciar a confecção das carteirinhas.

As inscrições abriram no dia 20 de dezembro nos centros comunitários e os atendimentos são realizados pela manhã e à tarde. Os interessados devem levar os seguintes documentos: RG e CPF (se menor deverá ser acompanhado pelo responsável ou trazer autorização que a SMELJ fornece, assinada pelo responsável), comprovante de residência e foto 3x4. A prefeitura também oferece aulas de natação e hidroginástica, que ocorrem de terça a domingo, das 8h30 às 18h30. 

Confira as piscinas públicas que já estão abertas:

Ceprima - Centro Comunitário Primeiro de Maio - Rua São Nicolau- esquina Camoati, Passo d'Areia.
Cecoflor - Centro de Comunidade da Vila Floresta - Rua Irene Capone Santiago, 290, Jardim Floresta. Cecores - Centro de Comunidade da Vila Restinga - Economista Nilo Wulff, s/n- Restinga.
Cecopam - (Centro da Comunidade Parque Madepinho) - Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada.

A piscina do Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi), bairro Passo das Pedras, será liberada ao banho nos próximos dias. 

Dayanne Rodrigues

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes