Mais de 100 praças já foram recuperadas este ano na Capital

05/10/2022 10:27
Divulgação / SMSURB / PMPA
Serviços Urbanos
Meta é encerrar o ano com 135 espaços revitalizados em Porto Alegre

De janeiro até setembro de 2022, a prefeitura de Porto Alegre já alcançou a marca de 102 praças recuperadas, número equivalente ao total de revitalizações em todo o ano passado. A meta deste ano é recuperar, pelo menos, 135 pracinhas.

Os reparos destes espaços contam com a mão de obra de funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e de empresas terceirizadas.

Pintura e conserto de brinquedos, bancos e passeios são a base dos serviços realizados, todavia, cada praça tem características próprias, o que exige um estudo prévio e adaptação de recursos. É o caso do Parque 20 de Maio. Apesar do nome, a área é registrada como uma praça e só neste espaço há três playgrounds, quadras esportivas e uma extensa calçada no entorno que foi recuperada. 

As pracinhas com pista de skate e aparelhos de ginástica também exigem atenção especial da equipe de manutenção da SMSUrb e algumas delas já receberam melhorias.

“Porto Alegre tem 685 praças cadastradas, e o desafio de manter estes espaços em dia é imenso. No entanto, já conseguimos recuperar mais praças do que ano passado e nossa meta é aumentar esse número gradativamente”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Além da manutenção do mobiliário urbano, periodicamente as equipes da SMSUrb fazem a capina e roçada nas praças, largos e canteiros da Capital. Acesse aqui a relação completa das praças recuperadas.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Dayanne Rodrigues

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes