Zona Leste recebe reforço de ação contra dengue

14/05/2023 10:47

No sábado, 13, a comunidade do território da Unidade de Saúde Vila Vargas, na Zona Leste, recebeu, além da ação de vacinação contra gripe e Covid-19, reforço nas atividades de combate à dengue. A região concentra cerca de 80% dos casos confirmados da doença neste ano. Agentes de combate a endemias acompanharam agentes comunitários de saúde na chamada ação de busca ativa de pessoas com sintomas compatíveis aos da dengue e prestaram orientação à população para o crescente número de casos de dengue.

"A intenção foi  repassar orientações sobre o ciclo da doença e a importância da eliminação dos criadouros em suas residências para reduzir a proliferação dos mosquitos transmissores das arboviroses", explica a gerente da vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Roxana Nishimura.  Ela ressalta a recomendação de busca de atendimento nas unidades de saúde em casos dos sintomas e utilização de repelentes. "Dengue mata. A rapidez na busca de atendimento logo no início dos sintomas é fundamental para a recuperação do paciente", ressalta a gerente. Porto Alegre registrou dois óbitos em decorrência da dengue em 2023, ambos de pessoas residentes na Zona Leste da cidade.

Campo da Tuca - Em outra ação no sábado realizada na região, a Clínica da Família Campo da Tuca, no bairro Partenon, esteve aberta das 9h às 16h para atender pessoas com sintomas de dengue. O atendimento foi extensivo a moradores de outras localidades. 

Sintomas - Febre alta acompanhada de dor no corpo ou nas articulações, dor de cabeça, pintinhas vermelhas pelo corpo, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos. Pessoas com esse quadro clínico devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para avaliação e realização de teste, quando houver indicação do profissional de saúde.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins