Vigilância em Saúde volta ao Centro para captura de escorpião amarelo

05/04/2023 08:47

Agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, acompanhados por agentes de combate a endemias e profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), realizam nova operação no Centro Histórico para captura de escorpião amarelo nesta quarta-feira, 5. Com ponto de encontro às 19h30, na Praça Dom Feliciano, a operação será expandida para quadras da rua dos Andradas, Rua Marechal Floriano, Vigário José Inácio e Avenida Salgado Filho. Com chuva, a operação será cancelada.

A operação poderá ser acompanhada pela imprensa. No entanto, não será possível aos veículos utilizar luz branca para registro da captura. A gerente da Unidade de Vigilância  Ambiental, Roxana Nishimura, salienta que nas vistorias são utilizadas lanternas com luz ultravioleta, que destacam o escorpião amarelo. 

A gestora recomenda que a população residente na região, se possível, restrinja a circulação no horário da operação, previsto para se encerrar em torno das 21h30. Em 2023, foram notificadas 160 visualizações e capturas de escorpião amarelo na cidade, entre janeiro e março. No mesmo período de 2022, foram 80. Neste ano, cinco acidentes (quando o animal pica uma pessoa) foram notificados à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), dois no Centro, dois no bairro Mário Quintana e um no bairro Anchieta. O bairro Centro Histórico foi o que mais registrou notificação de visualizações e capturas do animal à Diretoria de Vigilância em Saúde em 2022: das 452 capturas realizadas, 323 foram no Centro. Outros bairros com visualização e captura no ano passado foram Mário Quintana, Anchieta, Passo da Areia e Menino Deus.

Saiba mais sobre o escorpião amarelo no episódio do Podcast Voz do Cievs. O Voz do Cievs está disponível no Spotify, na plataforma Anchor.fm (anchor.fm/voz-do-cievs) e no Google Podcasts.

Toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156.

  

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes