Vacinação no Asilo Padre Cacique marca início da campanha contra a gripe em Porto Alegre

07/04/2025 16:44
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira, 7, em Porto Alegre, com uma ação especial no Asilo Padre Cacique. A iniciativa imunizou 98 idosos residentes e 38 trabalhadores da saúde que atuam na instituição. A atividade contou com a presença da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais do Centro de Saúde Santa Marta e do secretário municipal de Saúde.

As ações de vacinação nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) seguem ao longo da campanha, assim como a imunização em todas as unidades de saúde da cidade. Desde o início da manhã, os postos da Capital já registravam grande procura pela vacina, sobretudo por parte de idosos - público que compõe um dos principais públicos prioritários da campanha.

A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário, o que representa 736.942 pessoas. Do total, 308.381 são idosos com 60 anos ou mais - um dos públicos mais vulneráveis às complicações da gripe.

Para Jane Beatriz Barros Peixoto de Silveira, de 76 anos, moradora do Asilo Padre Cacique, a vacina passou a fazer toda a diferença. “Eu deixava sempre pra depois. Tive duas pneumonias e gripes muito fortes”, contou. “Mas depois que vim pro asilo, comecei a me vacinar todos os anos. Agora, no máximo, tenho um resfriado leve”, relata.

Durante a visita à instituição, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou a importância da prevenção: “Vacinas salvam vidas e previnem as formas graves da doença. Nosso compromisso é proteger quem mais precisa.”

A vacina oferecida pelo SUS é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir complicações e internações causadas pela gripe.

Grupos prioritários da primeira etapa (7 a 11 de abril):
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas e quilombolas

Próximas etapas:
- 14 a 17 de abril - Trabalhadores da saúde e educação, pessoas com comorbidades ou deficiência e em situação de rua;
- 22 a 25 de abril - Forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e Correios.

Documentação solicitada:
- Autodeclaração para gestantes, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência;
- Caderneta de vacinação para crianças;
- Documento comprobatório para os demais grupos (ex: crachá, receita, carteira de trabalho).

 

Carolina Zeni

Cristiano Vieira