Vacina contra gripe está à disposição em 16 unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina contra gripe para grupos prioritários em 16 unidades de saúde e clínicas da família do SUS. Neste ano, a secretaria tem recebido remessas com quantitativo menor de doses, para garantir oferta nas unidades com maior procura pela população. Os repasses de doses são feitos pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual de Saúde, que distribui o estoque para os municípios gaúchos. O horário de atendimento é o de cada serviço.
Os locais são os seguintes:
CF Moab Caldas - Avenida Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza
CF Modelo - Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana
CF Tristeza - Avenida Wenceslau Escobar, 2442 - Bairro Tristeza
CF Santa Marta - Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico
CF IAPI - Rua Três de Abril, 90 - Passo D'Areia
CF Álvaro Difini - Rua Álvaro Difini, 520 – Restinga
CF Campo da Tuca - Rua Cel. José Rodrigues Sobral, 958 - Bairro Partenon
US São Carlos - Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon
CF Belém Novo - Rua Florêncio Farias,195 - Bairro Belém Novo
US Navegantes - Avenida Pres. Franklin Roosevelt, 5 - Navegantes
US Chácara da Fumaça - Avenida Estr. Martim Félix Berta, 2432 - Mário Quintana
CF Morro Santana - Rua Marieta Menna Barreto, 210 - Bairro Protásio Alves
US Ramos - Rua K esquina Rua R C, S/N - Vila Nova Santa Rosa, Bairro Rubem Berta
CF Primeiro de Maio - Avenida Professor Oscar Pereira, 6199 - Bairro Cascata
US Santa Cecília - Rua São Manoel, 543 - Rio Branco
CF José Mauro Ceratti Lopes - Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – Bairro Restinga
Quem pode se vacinar contra gripe - O público-alvo para Influenza inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, educação, pessoas com comorbidades, com deficiência, pessoas em situação de rua, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e Correios.
A meta é vacinar 90% das crianças, idosos e gestantes. Até o momento, nesses públicos, a cobertura vacinal é de 19%, 42% e 32%, respectivamente. A vacina aplicada pelo SUS é trivalente, protegendo contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Documentação - Autodeclaração para gestantes, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Crianças devem apresentar a caderneta de vacinação. Outros grupos precisam apresentar documento que comprove a condição (exemplo: crachá, receita, carteira de trabalho).
Cobertura vacinal - Desde o início da campanha de vacinação, foram administradas 149.901 doses em pessoas com 60 anos ou mais (47,45%), 15.726 em crianças (21,63%) e 3.583, ou 37,18%, em gestantes. A enfermeira Renata Capponi, chefe da Equipe de Imunizações, lembra que toda gestante vacinada protege a si mesma e ao bebê, pois a dose só pode ser feita em bebês a partir dos seis meses de idade.
Andrea Brasil