Seminário debaterá realidade da tuberculose em Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta quinta-feira, 27, das 8h30 às 17h, seminário com o tema Tuberculose: comprometer, investir e entregar. A programação é voltada a profissionais da rede municipal, acadêmicos e residentes e ocorre no auditório de Odontologia da UFRGS (rua Ramiro Barcelos, 2492). É motivada pela passagem do Dia Mundial da Tuberculose, lembrado segunda-feira, 24, e alusiva ao mês de prevenção.
Em debate, a situação da doença no municÃpio, o papel da Atenção Primária e do Centro de Referência da Tuberculose e estratégias para ampliar o acesso. À tarde, serão abordados os projetos e dispositivos para fortalecer o controle da doença, novas tecnologias, acesso a alimentação e lançamento do Monitora TB, edital para o Fórum ONG Aids desenvolver no paÃs um aplicativo voltado ao usuário com tuberculose, possibilitando o monitoramento da doença e o acesso a informações. Â
Raio-X portátil – A SMS adquiriu um aparelho portátil para oferecer mais liberdade e autonomia no raio-X da tuberculose, a fim de atender pessoas com suspeita ou confirmação da doença de forma mais ágil e com melhor acesso. Cabe dentro de uma maleta e pode ser usado em qualquer lugar, tanto dentro das clÃnicas e unidades de saúde quanto em deslocamentos a outras instituições de atendimento ou mesmo em ambientes externos. Pode fazer até cem exames sem precisar de energia elétrica ou Internet.
A ideia é elaborar um projeto-piloto para testar o funcionamento do aparelho e, após, adquirir outros três, um para cada coordenadoria de saúde. Porto Alegre é a primeira capital do paÃs a adquirir esse tipo de raio-X para uso na Atenção Primária. Foram investidos R$ 250 mil na aquisição do aparelho, com recursos de emenda parlamentar e emenda federal de bancada.
Andrea Brasil