Saúde da Capital conquista primeiro lugar em etapa estadual na Mostra Teu SUS 2026
Projeto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conquistou o primeiro lugar na etapa estadual da Mostra Teu SUS, promovida nesta quinta-feira, 7, pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). O encontro ocorreu no Plaza São Rafael, Centro Histórico, classificando os escolhidos para a etapa nacional.
Foi vencedora na categoria entre municÃpios com mais de 50 mil habitantes a experiência de Porto Alegre na certificação em eliminação da transmissão vertical do HIV, inscrita pela Coordenação de Atenção à s ISTs, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais (Caist). A iniciativa destaca estratégias adotadas pelo municÃpio para reduzir a transmissão do HIV durante a gestação e parto, com foco no acompanhamento qualificado durante o pré-natal, parto e puerpério. Outros dois projetos da secretaria também participaram.
A Mostra Teu SUS tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre gestores e trabalhadores da saúde, estimulando a adoção de práticas bem-sucedidas e o aprimoramento da gestão pública no SUS. Nesta quinta, os 18 projetos inscritos na categoria disputaram oito vagas para representar o Rio Grande do Sul no 39º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e na 21ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que ocorrerá em Porto Alegre entre os dias 12 e 15 de julho.
Â
Gilmar Martins