Profissionais debatem assistência à população em situação de rua

31/10/2023 16:00
SMS/Divulgação PMPA
SAÚDE
Evento ocorre nesta terça-feira na Ufrgs

A prefeitura promove nesta terça-feira, 31, seminário voltado ao atendimento de saúde e assistência social para pessoas em situação de rua. Direcionada a profissionais da rede municipal de Porto Alegre, a programação lotou o auditório no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o Seminário Intersetorial Juntos na Rua conta com palestras de promoção de saúde e cuidado para essa população.

Para a diretora técnica da Fasc, Loiva Diedrich, a mudança de cultura com a cidade é fundamental. As situações de rua são as formas mais degradantes de vida e o desafio de ações articuladas com outras políticas garante um olhar integral além da assistência social, saúde, habitação, educação infantil, cultura para acesso de todos, trabalho e renda.

Ao reiterar a necessidade de constituir o comitê de situação de rua, Loiva reforça a importância dos serviços socioassistenciais. “As equipes de rua desenvolvem uma escuta sensível das histórias contadas que manifestam as dores da vida. Ouvir o depoimento de uma pessoa de rua que superou a sua condição nos enche de orgulho e nos dá a certeza que os investimentos em políticas públicas valem muito a pena", diz.

Para a coordenadora de políticas públicas da SMS, Gisele Gomes, ao fomentar o debate e a troca de experiências, o seminário busca encontrar soluções eficientes e eficazes para lidar com a realidade desse público. “Nosso objetivo é debater estratégias de acolhimento e assistência aos indivíduos que se encontram em situação de rua, abordando questões fundamentais como acesso à saúde e a políticas públicas que visam a promover a inclusão desses indivíduos na sociedade”, afirma.

Participaram da mesa de abertura o representante do Coletivo Estadual da População em Situação de Rua, Nilson Lopes; a diretora técnica da Fasc, Loiva Dietrich; o secretário de Desenvolvimento Social, Leo Voigt; a diretora em exercício da Atenção Primária à Saúde, Eveline Rodrigues; a assessora da Área Técnica da Saúde da População em Situação de Rua, Andrea Mileski; e o representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Edisson Campos. A programação segue até as 17h30.

Vanessa Conte e Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes