Profissionais abordam experiência de tratamento de pessoas com Aids na Capital

04/12/2023 16:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Seminário apresentou o circuito rápido da Aids avançada, nova estratégia do Ministério da Saúde

A experiência de cuidado de pessoas com Aids avançada nas unidades de saúde, rede especializada e hospitais de Porto Alegre foi a tônica de seminário realizado nesta segunda-feira, 4, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado dia 1º, a programação reuniu cerca de cem pessoas, das 13h às 17h, no auditório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

O seminário apresentou o circuito rápido da Aids avançada, estratégia do Ministério da Saúde de reorganização da linha de cuidado de pessoas que apresentam Aids avançada. O projeto-piloto tem duração prevista de 12 meses, com avaliação dos resultados após o período. Além do Rio Grande do Sul, outros quatro estados do país fazem parte da iniciativa: Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.  

Porto Alegre integra o piloto por ser a capital com maior taxa de detecção de gestantes com HIV do país, de acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado em 30 de novembro (dados de 2022), apresentando 17 casos por mil nascidos vivos, a capital com o maior coeficiente de mortalidade por Aids (23,8 óbitos por 100 mil habitantes) e a quinta capital com maior taxa de detecção de Aids do país. Os principais objetivos do projeto são qualificar os profissionais, reduzir o tempo entre diagnóstico do HIV, início das profilaxias e da terapia antirretroviral, reduzir possíveis infecções oportunistas e diminuir a morbimortalidade.

A abertura do evento contou com a participação virtual do médico infectologista Ronaldo Campos Hallal, assessor técnico do Ministério da Saúde. O titular da pasta na Capital, Fernando Ritter, destacou a necessidade de discutir o assunto nos territórios, pois a pauta tem um recorte social importante. “Além de testar, nosso desafio é fazer a adesão do paciente ao tratamento e, principalmente, que possamos mudar hábitos de cuidado para evitar que outras pessoas se contaminemâ€, afirmou.  

A mesa de abertura contou ainda com a participação da diretora do Departamento de Gestão dos Hospitais Estaduais da Secretaria de Saúde do Estado, Maria Letícia Ikeda, do deputado estadual Leonel Radde, da diretora de Atenção Primária de Porto Alegre, Vânia Frantz, da coordenadora-adjunta do Conselho Municipal de Saúde, Maria Inês Flores, e da chefe do serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Maria Helena Rigatto.  

Dezembro Vermelho – Ao longo do mês, a SMS promove uma série de ações para lembrar a importância da prevenção e testagem de infecções sexualmente transmissíveis, com tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O seminário é realizado pela equipe da Diretoria de Atenção Primária e Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose (Caist) da SMS, em parceria com o programa A Hora é Agora, a Aids Healthcare Foundation (AHF) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Leia também:

Ações de prevenção marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins