Prefeitura busca viabilizar reconstrução de áreas do Hospital São Lucas

26/01/2024 08:26
Carolina Zeni / SMS / PMPA
Prefeitura busca viabilizar reconstrução de áreas do Hospital São Lucas afetadas pelo temporal
Município acionou plano de contingência até que a instituição pudesse se reorganizar após o temporal

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), viabiliza alternativas para reconstrução das áreas afetadas pelo temporal do último dia 16 no Hospital São Lucas da PUCRS, que necessita também de equipamentos como macas, mesas de exames e desfibriladores. A instituição filantrópica teve destelhamento completo da emergência SUS e ambulatório. Houve avarias em 52 leitos, dos quais nove leitos SUS, localizados nos andares mais altos. O Hospital São Lucas (HSL) disponibiliza 198 leitos para o SUS, com atendimento de alta complexidade em neurologia, oncologia, cardiologia, traumatologia e transplantes.

O município acionou plano de contingência até que o São Lucas pudesse se reorganizar imediatamente após o desastre. Com base em ofício encaminhado pela instituição, que solicita a redução de acesso eletivo e restrição de atendimentos de emergência, o Complexo Regulador de Saúde já providenciou restrição temporária e cancelamento das primeiras consultas, exceto na oncologia, até 20 de fevereiro. “Fica sob nossa responsabilidade a organização dos processos e fluxos de encaminhamentos dos pacientes durante este período”, confirma o secretário municipal de Saúde em exercício, César Sulzbach. 

A SMS solicitou apoio financeiro da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde para reconstrução do hospital. Na última terça-feira, 23, foi realizada visita ao HSL, onde ocorreu reunião da SMS com a direção do hospital e representantes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Foram avaliados os danos causados pelo desastre e discutiu-se a possibilidade de apoio financeiro ao hospital, cuja direção estima um custo total de R$ 13,5 milhões para recuperação da estrutura física e equipamentos.

Com foco nos pacientes que fazem uso de tratamento contínuo, as equipes assistenciais da instituição montaram uma estrutura improvisada no Centro de Reabilitação da PUCRS, onde os ambulatórios provisórios estão sendo distribuídos em salas. Conforme a gestão do HSL, aos poucos as consultas, infusões e procedimentos vinculados ao ambulatório SUS serão reagendados conforme organização do novo espaço.

 

Carolina Zeni

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes