Porto Alegre registra 51 casos de dengue neste ano

08/02/2024 15:04

Porto Alegre contabiliza 51 casos de dengue neste ano. Do total, 31 foram contra√≠dos na cidade (casos aut√≥ctones), 13 s√£o importados (infec√ß√£o fora da cidade) e sete n√£o t√™m local de infec√ß√£o determinado. O total de casos suspeitos notificados √† Equipe de Vigil√Ęncia de Doen√ßas Transmiss√≠veis chega a 911 no per√≠odo. Em 2023, no mesmo per√≠odo, foram 95 notifica√ß√Ķes e cinco casos confirmados.

Os dados est√£o no boletim epidemiol√≥gico¬†publicado nesta quinta-feira, 8, pela Diretoria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde da Secretaria Municipal de Sa√ļde.¬† A publica√ß√£o apresenta informa√ß√Ķes cumulativas at√© a semana epidemiol√≥gica 5 de 2024 (dados de 31/12/2023 a 3/02/2024).¬†

Dos casos confirmados, a faixa etária dos 41 a 50 anos está com a maior proporção (27,4%), e 51% dos pacientes são do sexo masculino. Os principais sintomas relatados pelos doentes foram febre (84,3%), mialgia (dor no corpo), com 80,3% e cefaleia (dor de cabeça), com 76,4%. 

Os casos estão distribuídos em 29 bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cristal, Guarujá, Higienópolis, Hípica, Jardim Lindoia, Lami, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Morro Santana, Medianeira, Parque Santa Fé, Partenon, Passo da Areia, Petrópolis, Ponta Grossa, Restinga, Rubem Berta, São João, São José, Santa Tereza, Sarandi, Tristeza, Vila Ipiranga e Vila Nova.

O Boletim Epidemiológico é uma publicação prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da SMS, com periodicidade quinzenal quando acionado o Nível 2 de Resposta do Plano (infestação vetorial alta somada à ocorrência de casos acima do limite superior esperado para o momento). O nível de resposta atual é o Nível 2.

Em relação à infestação vetorial, a semana epidemiológica 5 registrou índice crítico, com alta infestação em 42 dos 46 bairros monitorados com armadilhas. Acompanhe aqui a situação dos bairros.

Mais informa√ß√Ķes sobre a dengue e a infesta√ß√£o do mosquito Aedes aegypti em Porto Alegre no site www.ondeestaoaedes.com.br.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins