Período de férias e viagens exige cuidados extras de prevenção à dengue

10/02/2024 08:42

Com alta infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya na cidade, é recomendado que sejam adotadas medidas preventivas antes de viajar e no retorno à cidade. A população também deve ficar atenta aos sintomas compatíveis com a dengue e buscar o serviço de saúde.

É preciso eliminar qualquer foco de água, escovando a parede dos recipientes que são utilizados em quintais e podem acumular água depois de um período de chuva, por exemplo. Caso possível, resguardar esses materiais em locais protegidos do relento. É importante lembrar que as fêmeas desse mosquito põem os ovos na parede de recipientes, e não na lâmina de água. Assim, os ovos ficam “grudados” no local da postura e, depois de alguns dias, estarão prontos para eclodir quando entrarem em contato com a água. Verificar se calhas estão limpas, sem acúmulo de folhas, se ralos pluviais estão secos, descartar objetos inservíveis do jardim ou quintal são medidas recomendadas.

Em viagem, a recomendação é de uso de repelentes corporais - específicos para cada faixa etária ou condição de saúde - e elétricos, para o ambiente. Acesse neste link dicas sobre cuidados com o imóvel, e aqui, os cuidados em viagem.

Sintomas - “Durante a viagem ou no retorno a Porto Alegre, é importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas compatíveis com a dengue e, na dúvida, procurem um serviço de saúde”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Evelise Tarouco da Rocha. Entre os sintomas característicos da dengue estão febre alta de início súbito, dor no corpo, dor nos olhos, dor de cabeça, náuseas e vômitos. “A pessoa também não deve tomar medicamentos por conta própria”, enfatiza a gestora.

As arboviroses - doenças transmitidas por insetos - são doenças de notificação compulsória. Isso significa que no momento do atendimento médico a notificação deve ser feita à vigilância municipal, via Sistema Sentinela.

Casos – A Diretoria de Vigilância em Saúde lança na quinta-feira, 8, boletim epidemiológico de dengue em Porto Alegre com dados acumulados até 6 de fevereiro. De acordo com o BI da dengue do Estado do RS , Porto Alegre tem 38 casos confirmados de dengue e 21 em investigação.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes