Parceria capacita adolescentes para prevenir dengue no bairro Passo das Pedras

01/09/2025 17:26
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Iniciativa partiu da unidade de saúde Passo das Pedras 2

Um dos bairros com maior incidência de dengue de Porto Alegre em 2025 contará com o reforço para a prevenção à doença e combate ao mosquito Aedes aegypti. Quinze adolescentes da Escola Alan Maria Tereza, do bairro Passo das Pedras, participaram do projeto e serão certificados como agentes mirins de saúde locais em 26 de setembro. Esta foi a primeira edição do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto Saúde na Escola, da Atenção Primária e da Diretoria de Vigilância. 

A iniciativa foi da Unidade de Saúde Passo das Pedras 2, a partir do cenário da dengue na região. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas, incluindo teoria e prática na residência dos adolescentes, na escola e no território. Quatro agentes comunitários e de combate às endemias foram professores: Ereni de Souza Rosa, Vergínia dos Santos Pacheco, Berenice da Silva Jardim e Wagner Gonçalves Pureza. A coordenação do projeto é do gerente da unidade, Renan Pereira.

Agora, os agentes e as agentes mirins vão multiplicar o que aprenderam na comunidade. Uma das atividades do projeto foi registrar em fotografia o “antes†e o “depois†da intervenção de cada agente em suas casas.  

As gurias e os guris que participaram do projeto são unânimes em elogiar a iniciativa. Arthur Rodrigues Aires destaca que aprendeu a cuidar da própria casa e poderá ajudar outras famílias a cuidar do seu espaço. Já Isabele Marie Souza da Silva vai mais além. Para ela, o conhecimento do projeto pode ajudar muita gente no futuro.

A escola infantil Alan Maria Tereza é conveniada com a prefeitura. Atende 79 crianças menores de seis anos e, no turno inverso, 140 crianças e adolescentes de seis a 15 anos no serviço de convivência e fortalecimento de vinculo. “Estou emocionada com o projeto, que ilustra o quanto a educação e a saúde andam juntasâ€, disse a diretora Oraida Silveira. 

Ainda neste semestre o projeto será levado a duas escolas que ficam na abrangência do território da Unidade de Saúde Beco dos Coqueiros.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins