Laboratório Central de Saúde Pública da Capital amplia diagnóstico de ISTs

05/08/2023 08:37

A realização de exames de clamídia e de gonorreia passa a integrar o sistema público de saúde de Porto Alegre com a implantação de novo equipamento da rede do Ministério da Saúde de carga viral. O responsável pelo trabalho é o Laboratório Central de Saúde Publica (LabCen), que vai alinhar os fluxos de coleta junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Santa Marta. As coletas iniciam a partir de setembro.

Inicialmente, está agendada para 24 de agosto a capacitação das equipes de saúde – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem - para coleta das amostras. A metodologia utilizada será por biologia molecular através de PCR multiplex em tempo real, baseada na duplicação do DNA in vitro que pode ser repetida diversas vezes, resultando em milhões de cópias com apenas um fragmento de DNA. Como consequência, será possível realizar várias análises. “Com essa abordagem etiológica, ganhamos mais agilidade para o diagnóstico, além de podermos realizar um trabalho de prevenção com a comunidade”, pontua a coordenadora de Atenção à Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daila Raenck.

Conforme protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com ISTs do Ministério da Saúde, o público-alvo para os testes são pessoas que fazem uso de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, com menos de 30 anos e com múltiplos parceiros sexuais, com parceiros que têm alguma IST ou com histórico prévio e pessoas com uso irregular de preservativo. O sistema utilizado para diagnóstico molecular é o Cobas 5800, da empresa suíça Roche, prevendo resultados em até 15 dias corridos. “É muito importante termos mais um exame de biologia molecular padrão ouro disponível no Sistema Único de Saúde, representando um grande avanço no diagnóstico de ISTs”, destaca a coordenadora de assistência laboratorial da SMS, Gabriele Brehm.

ISTs – Segundo o Ministério da Saúde, gonorreia e clamídia são ISTs causadas por bactérias. Na maioria das vezes, causam infecção nos órgãos genitais, podendo afetar inclusive garganta e olhos. Não há dados epidemiológicos no Brasil porque não são doenças de notificação obrigatória.

Os sintomas mais frequentes causados por essas infecções, na mulher, são corrimento vaginal com dor no baixo ventre na mulher, e nos homens, corrimento no pênis e dor ao urinar. No entanto, é comum que as infecções causadas por essas bactérias sejam assintomáticas na maioria dos casos.  A transmissão é sexual, sendo o uso da camisinha masculina ou feminina a melhor forma de prevenção.

 

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes