HPS retoma doação de sangue para reabilitação de pacientes

28/03/2023 16:13
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Guri de Uruguaiana incentivou outros doadores a abraçarem a causa

A doação de sangue a pacientes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) pode ser realizada novamente nas instalações da instituição. A reabertura do banco de sangue, nesta terça-feira, 28, levou o Guri de Uruguaiana para estimular outros doadores a adotarem a causa, que salva tantas vidas.

“Fico muito faceiro de estar aqui hoje, pois todos nós sabemos a importância da doação de sangue”, diz o humorista Jair Kobe, lembrando que cada doador colabora diretamente com a vida de quatro pessoas. “O atendimento do HPS é importante não só para Porto Alegre, mas para todo o estado, então, venha conhecer as novas instalações e seja um doador”, convida.

O médico hematologista Sérgio Felizardo Medina destaca a necessidade de manter a cultura da doação de sangue. “Como hospital geral, atendemos todos os casos, mas a principal finalidade é o trauma, esse paciente não pode esperar”, afirma.

O processamento do sangue seguirá sob responsabilidade do Hemocentro do Estado, importante parceiro do HPS. Após a coleta, cada componente é rigorosamente testado. “Muitas pessoas desconhecem o processo e têm medo, mas doar sangue é algo maravilhoso, uma maneira de ajudar o próximo”, incentiva Medina.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Equipe aposta no carinho das pessoas pelo HPS para motivar doações

A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, destacou o trabalho intenso das equipes para possibilitar a reabertura do espaço. “A coleta de doações na região central da cidade é fundamental para facilitar o acesso das pessoas, estamos felizes com a reabertura do banco de sangue”, comenta. “Apostamos que o carinho das pessoas com o HPS motive o aumento das doações”, diz a enfermeira. Aos sábados, eventualmente, o local abrirá para receber pessoas do interior do Estado que queiram doar.

As pessoas devem necessariamente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp) para realizar a doação. O setor funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.  

Confira as condições para doar sangue:

- Estar em boa condição de saúde.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
- Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
- Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
- Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
- Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Apresentar documento oficial com foto.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes