Exames bucais estarão disponíveis no Largo Glênio Peres nesta terça-feira

31/05/2022 08:40
Cristine Rochol / PMPA
SMS, através da área de Saúde Bucal, realiza ação alusiva ao Maio Vermelho no Dia Mundial sem Tabaco e Dia do Desafio. Ação com orientações sobre saúde bucal, controle do tabagismo e exames bucais. Local: Largo Glênio Peres.
Ação ocorre das 9h às 16h e marca o Dia Mundial sem Tabaco e o Dia Estadual contra o Câncer Bucal

Exames bucais e orientações de prevenção ao câncer de boca estarão disponíveis à população nesta terça-feira, 31, no Largo Glênio Peres. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceiros, a ação ocorre das 9h às 16h e marca o Dia Mundial sem Tabaco e o Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal, pela Campanha Maio Vermelho. Também haverá atendimento no pátio do Hospital Restinga e Extremo-Sul, das 8h às 16h (av. João Antônio da Silveira, 3700).

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, região sob a língua, céu da boca e língua, sendo que o fumo, o consumo excessivo de álcool e a exposição solar são os principais fatores de risco associados ao aparecimento da doença. No Brasil, é o quinto mais frequente em homens, ocorrendo principalmente a partir dos 40 anos de idade. São cerca de 100 novos casos a cada ano em Porto Alegre. 

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances de tratamento e cura, reduzindo as complicações do tratamento. “Aliar bons hábitos de vida a visitas regulares ao dentista é fundamental para reduzir doenças bucais, principalmente o câncer”, destaca a coordenadora de Saúde Bucal da Atenção Primária da Capital, cirurgiã-dentista Monica Hermann.

Consultar um cirurgião-dentista ou médico regularmente para avaliação profissional e estar atento a mudanças de cor, textura e volume ajudam a identificar a doença na fase inicial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos diagnósticos de câncer de boca ocorrem em fumantes e esse risco é multiplicado com a ingestão de álcool. “O cigarro tem substâncias, como a nicotina, que é um fator de risco para uma série de doenças orais e que favorece o início e progressão do câncer de boca”, destaca Monica.

Dicas de prevenção - Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter boa higiene bucal e usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral. Lesões orais que não cicatrizam, nódulos no pescoço e dificuldades de fala, mastigação e deglutição são alguns dos sinais que podem indicar a presença do câncer bucal.

Exames bucais pela Campanha Maio Vermelho
Terça-feira, 31, das 9h às 16h
Largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público
Centro Histórico de Porto Alegre

Leia mais: Maio Vermelho alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes