Covid-19: Capital reforça importância do esquema vacinal completo para a população

06/10/2021 17:13

Porto Alegre tem 70,7% da população vacinável – acima de 12 anos de idade – com esquema completo de imunização contra Covid-19. Isso significa que esse percentual de pessoas recebeu duas doses ou dose única contra a doença. Considerando a estimativa total da população, o contingente vacinado com esquema completo chega a 57,74%.

Antes da confirmação de circulação da variante Delta, se estimava que 70% seria contingente suficiente para garantir a imunidade coletiva com a vacinação. “Com a chegada da Delta, esse percentual passa a ser maior (90%), por isso é importante que todas as pessoas que podem receber a vacina compareçam a uma unidade vacinadora, não importa se para receber a primeira, a segunda ou a terceira dose”, destaca Fernando Ritter, diretor de Vigilância do município. 

De acordo com os dados do vacinômetro da cidade, um total de 2.004.891 doses de vacina foram administradas em Porto Alegre desde o início da campanha. Com esquema completo, são 856.862 doses – 813.069 com duas doses e 43.793 vacinas de dose única. Além disso, 26.370 pessoas – idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde – já receberam a dose de reforço ou terceira dose.

Fernando Ritter exalta a capacidade da rede municipal e da parceria com outras instituições para o alcance do percentual e do número de doses aplicadas. “Desde o início do processo de vacinação, em janeiro, Porto Alegre vem se destacando no cenário nacional pelos índices alcançados, mas ainda temos pessoas em regiões específicas de Porto Alegre para buscar e principalmente estimular quem ainda não completou o esquema para procurar um dos mais de 50 pontos de vacinação da Capital”, diz o gestor.  

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes