Capital destaca importância do diagnóstico e tratamento da sífilis

19/10/2022 18:27
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Em Porto Alegre, testes rápidos são gratuitos e estão disponíveis em todas as unidades de saúde

No Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. Em Porto Alegre, testes rápidos para identificar infecções sexualmente transmissíveis são gratuitos e estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Caso o resultado seja positivo, a pessoa sai com o tratamento na hora, recebendo já a primeira dose da medicação.

Nesta quarta-feira, 19, a prefeitura realizou ação de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, entrega de material informativo, preservativos interno e externo e gel lubrificante. O atendimento ocorreu das 9h30 às 15h30, no térreo do Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico.

Boletim – Na noite de terça-feira, 18, o Ministério da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico da Sífilis com dados referentes a 2021, onde Porto Alegre aparece como a capital com maior taxa de incidência de sífilis congênita (34,6 casos/1.000 nascidos vivos), a seguda capital com maior taxa de detecção de sífilis em gestante (68,6 casos/1.000 nascidos vivos) e a 11ª com maior taxa de detecção de sífilis adquirida (120 casos/100 mil habitantes). Em relação ao ano anterior, houve melhoria na colocação do ranking somente para a sífilis adquirida.

Conforme análise do Núcleo de Doenças Transmissíveis Crônicas, a queda no número de casos pode estar relacionada à redução do acesso aos serviços de saúde nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, ocasionando uma subnotificação.

Doença - A sífilis é transmitida por uma bactéria e tem três fases de desenvolvimento, podendo inclusive não apresentar sintomas. Porém, se não for tratada, pode comprometer vários órgãos, como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.

A doença é transmitida na relação sexual sem camisinha, compartilhando agulhas ou seringas ou da mãe infectada para o bebê, durante a gravidez ou no parto, nesse caso chamada de sífilis congênita, que pode causar aborto, má-formação do feto e até a morte do bebê.

Onde fazer o exame:

132 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira (veja aqui os endereços)
CTA Santa Marta (5º andar do Centro de Saúde Santa Marta) – rua Capitão Montanha, 27, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
CTA Navegantes – (2º andar do Centro de Saúde Navegantes) - av. Pres. Franklin Roosevelt, 5 – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil